Utilização de experimentação como aporte em atividades problematizadoras para a significação de conceitos químicos no Ensino Básico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p84-105

Mots-clés :

Atividades experimentais, Problematização, Aprendizagem significativa

Résumé

O presente trabalho, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de aplicação, consta de um estudo da utilização de experimentação como aporte em atividades problematizadoras para a significação de conceitos químicos, com estudantes da educação básica. Para tanto, utilizamos uma sequência didática com o tema gastrite. Como instrumentais de pesquisa foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante, registradas em áudio. Extratos analíticos dos registros foram apreciados segundo análise de conteúdo de Bardin. Do estudo foi possível constatar que os estudantes alcançaram significação conceitual, uma vez que os mesmos demonstraram maior compreensão do fenômeno estudado e dos conceitos químicos associados, convergindo para uma aprendizagem significativa. 

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Carla Carvalho de Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2016) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Técnica em alimentos pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, órgão vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015). Professora da Rede Pública Estadual de Pernambuco na Escola Elpídio Barbosa Maciel e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Regina Célia Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2003). Mestra em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2005). Doutora em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012). Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, atuando no curso de Química-Licenciatura do Núcleo de Formação Docente - NFD. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPE, atuando na linha de pesquisa Metodologias e Prática de Ensino de Ciências e Matemática.

Agilson Nascimento de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1993), Possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (1999). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2009). Químico da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do Ensino Básico na Rede Estadual de Pernambuco. Tem experiência em Ensino de Química, Formação docente e Química Analítica Instrumental. Atua, predominantemente, nas áreas de pesquisas de Ensino de Química e Formação docente.

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Publié-e

2019-08-31

Comment citer

DE MELO, Carla Carvalho; BARBOSA DE OLIVEIRA, Regina Célia; DE SOUZA, Agilson Nascimento. Utilização de experimentação como aporte em atividades problematizadoras para a significação de conceitos químicos no Ensino Básico. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 84–105, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p84-105. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7457. Acesso em: 22 nov. 2024.

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