A escolha do livro didático de Física e sua utilização em sala de aula

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p67-82

Mots-clés :

Ensino de Física, Educação Básica, Uso do Livro Didático, PNLD.

Résumé

Nas escolas, o livro didático (LD) ocupa importante papel no processo de ensino e aprendizagem. Para que as instituições escolares recebam os livros, os professores devem selecioná-los de acordo com as obras aprovadas pelo Ministério da Educação e indicadas no Guia do Livro Didático. Considerando a atribuição docente nesse processo, buscou-se identificar e analisar os fatores considerados por um grupo de professores de Física de uma instituição federal de ensino no processo de escolha do LD e sua utilização em sala de aula. Dezessete docentes participaram da pesquisa respondendo a um questionário enviado eletronicamente. O questionário possuía questões que visavam conhecer o perfil dos professores e informações a respeito do conhecimento docente sobre o Programa Nacional do Livro Didático, o uso do LD e fatores utilizados na seleção das coleções didáticas e sobre a abordagem. Os resultados indicam a adoção de critérios de escolha que levam em conta o tipo de abordagem e as atividades propostas nos LDs, e a manutenção de uma tradição no uso de LDs de Física baseada na resolução de exercícios.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcos Fernando Soares Alves, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É professor de Física no Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto do Departamento de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR.

Références

BRASIL. Guia de Livros Didáticos 2005: caderno de apresentação. Brasília, 2004. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/125-guias?download=9850:guia-pnld-2005-apresentacao>. Acesso em: 25 jan. 2018.

______. Física: catálogo do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - PNLEM/2009. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/125-guias?download=7573:pnlem-2009-fisica>. Acesso em: 11 set. 2017.

______. Decreto n° 9.099, de 18 de junho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, 2017a.

______. Guia de Livros Didáticos PNLD 2018: Física. Brasília, 2017b. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/index.html>. Acesso em: 22 ago. 2017.

CARNEIRO, M. H. S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro Didático Inovador e Professores: uma tensão a ser vencida. Revista Ensaio, v. 7, n. 2, p. 101-113, 2005.

CASCONE, O. B. Organização do Ensino e Aprendizagem Conceitual: possibilidades formativas no livro didático. 2009, 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2009.

COLOMBO, T. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Análise dos Conteúdos sobre Animais Peçonhentos em Livros Didáticos de Ensino de Ciências. EDUCERE – Revista da Educação, Umuarama, v. 8, n. 2, p. 153-169, jul/dez. 2008.

FREITAG, B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W. F. O Livro Didático em Questão. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997. 159 p.

GARCIA, N. M. D. Livro Didático de Física e de Ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino. Educar em Revista, n. 44, p. 145-163, 2012.

GARCIA, P. S.; BIZZO, N. A Pesquisa em Livros Didáticos de Ciências e as Inovações no Ensino. Educação em Foco, v. 13, n. 15, p. 13-35, 2010

GARCIA, T. M. F. B. Relações de Professores e Alunos com os Livros Didáticos de Física. XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 2009, Vitória. Anais... Vitória: UFES, 2009. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0724-2.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.

GARCIA, T. M. F. B.; GARCIA, N. M. D.; PIVOVAR, L. E. O uso do Livro Didático de Física: estudo sobre as relações dos professores com as orientações metodológicas. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS. 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2007. Disponível em: <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p1099.pdf>. Acesso em: 01 set. 2017.

LIMA, M. E. C. C.; SILVA, P. S. Critérios que Professores de Química Apontam como Orientadores da Escolha do Livro Didático. Revista Ensaio, v. 12, n. 2, p. 121-136, 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 320 p.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O Livro Didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

PIMENTEL, J. R. Livros Didáticos de Ciências: a Física e alguns problemas. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 15, n, 3, p. 308-318, 2006.

REIS, W. F.; MARTINS, M. I. Estudo Comparativo entre as Atividades Experimentais em Coleções de Física Coincidentes Recomendadas nas Edições 2012 e 2015 do PNLD. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 462-476, 2016.

ROSA, M. D. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os Livros Didáticos de Ciências. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, n. 2, p. 132-149, 2017a.

______. O Uso do Livro Didático de Ciências na Educação Básica: uma revisão dos trabalhos publicados. Contexto e Educação, ano 32, n. 103, p. 55-86, 2017b.

SANTOS, W. L. P.; CARNEIRO, M. H. S. Livro Didático de Ciências: fonte de informação ou apostila de exercícios? Contexto e Educação, ano 21, n. 76, p. 201-222, 2006.

SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. Livros didáticos em publicações na área de ensino: contribuições para análise e escolha. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 23-41, 2017.

SGNAULIN, I. M. Seleção e Uso de Livro Didático de Ciências por Professores Iniciantes e Experientes, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 2012, 146 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, 2012.

SILVA, R. M.; ALVES, M. F. S. Análise de Conteúdo da Física Moderna e Contemporânea Presente nos Livros Didáticos do PNLD 2012-2014 e 2015-2017. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 5., 2016, Cascavel. Anais... Cascavel: Unioeste, 2016. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/vsne/anais. Acesso em: 20 set. 2017.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação e Formação Profissional. Tradução Francisco Pereira. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2020-04-06

Comment citer

ALVES, Marcos Fernando Soares; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. A escolha do livro didático de Física e sua utilização em sala de aula. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 67–82, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p67-82. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7463. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.