Transpondo saberes para um app de Educação Ambiental baseada no lugar em Realidade Aumentada

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p762-784

Mots-clés :

Realidade Aumentada. Educação Ambiental. Transposição Didática. Biologia. Ciências Ambientais.

Résumé

Transposição didática (Chevallard, 1998) se refere à passagem do saber sábio, produzido nos círculos acadêmicos, ao saber a ensinar, presente nos currículos, e deste ao saber ensinado nas escolas. No que concerne à produção de aplicativos educativos para educação ambiental baseada no lugar, levantamos a hipótese da necessidade de inclusão da análise do saber aprendido pelos alunos para que a Transposição Didática seja efetiva. O objetivo do trabalho relatado neste artigo foi verificar essa necessidade para a efetivação da transposição didática com vistas à educação ambiental baseada no lugar, por meio do processo de concepção, desenvolvimento e teste de um aplicativo, intitulado O Ribeirão e a Escola, experimentado em seis turmas de ensino fundamental da Escola Classe 05 de Sobradinho, Distrito Federal. 

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Publié-e

2020-06-22

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KRAUSE, Frederico Coelho; SANTOS, Gilberto Lacerda. Transpondo saberes para um app de Educação Ambiental baseada no lugar em Realidade Aumentada. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 762–784, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p762-784. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8829. Acesso em: 27 nov. 2024.

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Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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