A formação do diretor de escola e o desempenho estudantil: qual a relação?
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p554-575Mots-clés :
Formação de Diretores de Escola. Desempenho Estudantil. IDEB. Regressão Logística Binária.Résumé
Este estudo buscou caracterizar o perfil dos diretores de escolas da Rede Estadual de São Paulo e mensurar a correlação de dependência existente entre formação e desempenho estudantil. Foram analisadas quais variáveis influenciam no desempenho dos estudantes a partir da formação de seus diretores, tendo como parâmetro os micro dados da Prova Brasil de 2011, 2013 e 2015 para o desempenho dos estudantes, assim como o ano de 2015 para a formação do diretor de escola. A análise foi realizada por meio da técnica estatística de Regressão Logística Binária. Os resultados apresentaram correlação positiva na formação do diretor de escola quando estes possuem cursos de pós-graduação com ênfase (especialização) em Educação. Os resultados das avaliações externas mostram-se mais positivos quando o diretor também possui uma segunda licenciatura. Em contrapartida, observou-se que inúmeros são os fatores que poderão exercer influência na formação dos estudantes e que não há uma variável isoladamente que justifique o modelo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).