Políticas públicas educacionais

o projeto político pedagógico e a violência sexual contra a criança e o/a adolescente em uma escola militarizada de Manaus/AM

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p144-169

Parole chiave:

Políticas Públicas, Projeto Político-Pedagógico, Violência Sexual

Abstract

O trabalho foi desenvolvido a partir de uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma Escola Estadual de Tempo Integral militarizada, situada no município de Manaus/AM, com o objetivo de verificar a contemplação [ou não] de direcionamentos para ações voltadas ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O manuscrito foi desenvolvido por meio de estudo de caso, pesquisa documental e bibliográfica, uma vez que observamos se o PPP, de fato, efetiva possibilidades de ações voltadas ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. No entanto, o documento Educacional oficial da escola supracitada não contempla e não faz nenhuma menção de direcionamentos a ações efetivas na prevenção ou combate à violência sexual no contexto da escola, deixando, com isso, uma grande lacuna em relação ao tema.

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Biografie autore

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e Pedagogo pela UEM. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM.

Claudiney Lofiego Cacau, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Professor na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia

Fernanda Machado Melo, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas , possui Especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins (2017), é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2016). Atualmente é professora - Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas.

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Pubblicato

2021-08-31

Come citare

OLIVEIRA, Márcio de; CACAU, Claudiney Lofiego; MELO, Fernanda Machado. Políticas públicas educacionais: o projeto político pedagógico e a violência sexual contra a criança e o/a adolescente em uma escola militarizada de Manaus/AM. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 144–169, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p144-169. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10659. Acesso em: 13 ago. 2024.

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