Ser professor no contexto online: processo formativo no ensino superior em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1017-1037Parole chiave:
Educação Online, Ensino Remoto, Formação de Professores, Pandemia Covid-19, Ambiente Virtual de Aprendizagem.Abstract
O presente artigo descreve uma experiência formativa desenvolvida com docentes de uma Universidade Pública brasileira, realizada no período de agosto a dezembro de 2020 durante a Pandemia da Covid-19. Debate sobre os aspectos teórico-práticos da estruturação do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Ser Professor no Contexto Online, que possibilitou desenvolver as atividades formativas com os sujeitos geograficamente distantes, via as interfaces da internet. Apresenta e desenvolve uma análise descritiva sobre os envolvimentos dos docentes cursistas a se estruturar a formação na perspectiva de se vivenciar e pensar sobre a docência, as ações pedagógicas e a avaliação no contexto educativo online. Significa-se como resultado que a vivência das ações educativas aconteceu em uma perspectiva dialógica via interfaces da web, como meio de problematizar o contexto do ensino remoto. Registra-se que todo o processo formativo com os professores do ensino superior foi estruturado e desenvolvido de forma não presencial. Os recursos pedagógicos e tecnológicos como a plataforma moodle, desenho didático, textos de apoio, wiki, fóruns, vídeos, tarefa e os materiais didáticos em diferentes formatos se mostraram potenciais de promover a interação, bem como a perspectiva da educação online assumida na proposta formativa.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).