Construção de conhecimentos na educação superior sob a égide da interdisciplinaridade

que possibilidades?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp392-405

Parole chiave:

Interdisciplinaridade, Prática Docente, Educação Superior

Abstract

Este artigo apresenta resultados de uma investigação de pós-doutoramento que teve por objetivo analisar o modo como a interdisciplinaridade está presente nas práticas docentes da Educação Superior em Portugal e no Brasil. O estudo recorreu a uma abordagem de orientação qualitativa, em que a coleta de dados foi feita por um questionário de pergunta aberta. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Concluiu-se que, embora essa construção de conhecimento na docência universitária se perspective no sentido da interdisciplinaridade, a mesma apresenta uma visão cartesiana e simplista. Por isso, tornam-se relevantes práticas docentes universitárias na perspectiva de uma epistemologia da interdisciplinaridade, com base no diálogo, na parceria e no rigor científico.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2014.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 2010.

FAZENDA, Ivani. C. Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola Jesuíta, 2011.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

GUSDORF, Georges. O gato que anda sozinho. In: POMBO, Olga et al. (org.). Interdisciplinaridade: antologia. Porto: Campo das Letras, 2006. p. 19.

JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucidio (org.). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

KLEIN, Julie Thompson. Ensino Interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. 13. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

LEITE, Carlinda. “Prefácio” a SILVA, Maria de Fátima Gomes et al. (org.). Cultura, Práticas Educativas, Currículo e Gênero: a tessitura de um olhar multidisciplinar. 1ª ed. Recife: EDUPE, 2009.

LIMA, Débora Nascimento de; CASSIMIRO, Ana Carla Souza da Silva;

RABELO, Amanda Oliveira. Interdisciplinaridade no âmbito da educação infantil: uma revisão sistemática. Imagens da Educação, Maringá, v. 10, n.2, p.125-138, mai./ago., 2020. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/51225/751375150508 .Acesso em: 26 ago. 2020.

LIMA, Valderez; RAMOS, Maurivan. Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática: um Exercício de Análise Textual Discursiva. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 36, p. 163-177, 2017. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5997.pdf. Acesso em: 21 dez. 2019.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. Paris: Sociedade Astória, 1990.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro:Vozes, 2012.

PERIN, Conceição Solange Bution; MALAVASI, Silvana. A interdisciplinaridade no atual cenário educacional. Imagens da Educação, Maringá, v. 10, n.2, p. 139 – 151, mai./ago.,2020. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/51240/751375150509 . Acesso em: 25 ago. 2020.

ROGGERO, R. O Interdisciplinar na Universidade. In: O interdisciplinar - olhares contemporâneos. Ana Zahira Bassit (Org.). São Paulo: Factash, 2010, p. 139 –152

SANTANA, Iolanda; SILVA, Maria de Fátima Gomes. Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12 n. 21, p. 181-206, jan./abr. 2016. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866. Acesso em: 10 jun. 2020.

SILVA, Maria de Fátima Gomes. Para uma ressignificação da interdisciplinaridade na gestão dos currículos em Portugal e no Brasil. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.

SOUZA, Mariana Aranha de; BUSSOLOTTI, Juliana Marcondes; CUNHA, Virginia Mara Próspero da; FAZENDA, Ivani. Currículo e Interdisciplinaridade: o que dizem os estudantes de um mestrado profissional em educação. Imagens da Educação, Maringá, v. 10, n.2, p. 104- 124, mai./ago., 2020. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/51219/751375150507. Acesso em: 27 ago. 2020

Pubblicato

2021-09-29

Come citare

DA SILVA, Maria de Fátima Gomes; LEITE, Carlinda. Construção de conhecimentos na educação superior sob a égide da interdisciplinaridade: que possibilidades?. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 392–405, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp392-405. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12335. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

Articoli simili

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.