Prováveis modelos de átomos, um quarto de século depois
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p186-215Parole chiave:
Alfabetização científica, Modelos atômicos, Formação de professoresAbstract
No número três da revista Química Nova na Escola (QNEsc), publicado em maio de 1996 (o número 1 foi publicado em maio de 1995 e o número 2, em novembro de 1995), o artigo de abertura, de apenas uma página, foi “Sobre prováveis modelos de átomos”. Na época, a revista rompia algo que então era usual: publicar o segundo ou terceiro número de uma revista. Há 25 anos não se tinha os contadores como Google Acadêmico, mas se pode referir que, quando a QNEsc conseguia chegar aos professores da Educação Básica, o texto era considerado muito importante. Agora, pretende-se revistá-lo. Um quarto de século depois, a ciência continua encontrando mistérios ao explorar os modelos e átomos que conhecemos. Junto a isso, descobrimos que, em meio a uma pandemia que atingiu a humanidade, precisamos ser cada vez mais indisciplinares para alfabetizar cientificamente. Assim, o objetivo principal desse artigo é realizar discussões acerca da alfabetização científica e da formação de professores que atuam na área de Ciências da Natureza, a partir de uma reflexão crítica do artigo supramencionado.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, M. F. S.; ALANIS, D.; COSTA, L. G. Um mapa conceitual sobre a evolução do conceito do átomo: uma introdução à Física de partículas elementares para o Ensino Médio. Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2., n. 91, 2010, Paraná. Anais [...] Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2010.
BARREIROS, C. H. Da didática fundamental à didática intercultural: percurso de uma pesquisadora de campo. In: CANDAU, V. M. Educação Intercultural e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
CALVINO Ítalo. Palomar. Título original Italiano: Palomar. Tradução: Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, 120 p; ISBN: 978-85-716-4409-0.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F; CANDAU, V. M.(Org.) Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Cap. 1, p. 13.
CHASSOT, A. I. Sobre prováveis modelos de átomos. Química Nova na Escola, n. 3, p. 1, 1996.
CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
CHASSOT. A. I. Das disciplinas à indisciplina. Curitiba: Appris, 239 p. 2016.
CHASSOT, A. I. Um autor falando acerca dos seus livros [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por achassot@gmail.com em 14 out. 2020.
CHASSOT, A. I. Alfabetização Científica: uma questão moral. Prefácio. In: DREHMER-MARQUES, K. C.; MARQUES, J. F. Z.; RODRIGUES-MOURA, S. (Org.). Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica Abordagens, Teorias e Práticas. 1. ed. Cruz Alta: Ilustração, v. I, 2021. p. 15-23.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, 2001.
MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. São Paulo HUCITEC/ABRASCO, 1993.
PIMENTA, J. J. M.; BELUSSI, L. F. B.; NATTI, E. R. T.; NATTI, P. L. O bóson de Higgs. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 1-14, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v35n2/06.pdf. Acesso em: 19, abr. 2021.
PIMENTEL, G. Ciência encontra um novo mistério ao explorar a fundo nossos átomos. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/para-onde-o-mundovai/2021/04/06/uma-nova-dica-da-natureza-o-misterio-das-familias departiculas.htm. Acesso em 06, abr. 2021.
SILVA, P. S. A. da; CHAVES, S. N. Epistemologia, ética e política na formação de professores de Ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.11, n.02, p.259-276, jul./dez. 2009.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da pesquisa, UFSC, 2. ed. 2009.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).