EDUCAÇÃO CONTINUADA, QUALIDADE E DIVERSIDADE: UM OLHAR COMPLEXO SOBRE APRENDENTES JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p17Parole chiave:
Educação continuada, Práticas culturais, Educação de Jovens e Adultos.Abstract
O presente artigo trança concepções e sentidos de educação continuada na sociedade contemporânea, como vertente da educação de jovens e adultos, admitindo-se ser ela reveladora de ações e atos de aprendizagem resultantes de práticas culturais de sujeitos no e com o mundo, por meio das quais jovens e adultos se educam ao longo da vida. A existência de formulações legais no campo da educação de jovens e adultos, pela vertente escolarização, não garantem o direito de todos à educação como direito social, uma conquista histórica antes negada a esses sujeitos. Indaga-se em que espaços essa concepção de educação continuada, consequência e necessidade da vida contemporânea, se efetiva, como se desenvolve e se vem sendo reconhecida como constituinte de modos de ser e de aprender dos sujeitos, em ação nas práticas sociais e culturais. Se práticas culturais educam e promovem processos de aprendizado, podem ressignificar sentidos atribuídos a currículo, nas escolas. Nessas escolas, os currículos, de valor indiscutível e presença relevante na cultura escolar, parecem ter-se afastado das práticas culturais dos sujeitos, o que exige problematizar o que tem sido chamado de qualidade da oferta educativa. Qualidade — tanto em processos de escolarização formal, quanto na perspectiva de aprendizados ao longo da vida, próprios da educação continuada, ampara-se na perspectiva de educação como formação humana, que pressupõe aprendizados de forma continuada, ao longo de toda a vida.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).