Processos mobilizadores na trajetória de estudantes surdos rumo ao ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p164-183Parole chiave:
Educação de surdos, ensino superior, mobilização, relação com o saberAbstract
Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória do estudante surdo pela educação básica e os processos que mobilizaram sua atividade intelectual rumo ao ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, autobiográfica, cujas narrativas foram produzidas por meio do Balanço do Saber e da entrevista semiestruturada, tendo por participantes nove estudantes surdos do curso de Letras Libras de uma Universidade. A pesquisa revelou o desejo por maior fluência na língua de sinais, para fins de qualificação e atuação profissional e o desejo do status que o ensino superior promove, manifestando-se aí o desejo do “Outro”, por meio da figura de amigos surdos que alcançaram tal condição.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBRES, N. A. Ensino de Libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. 1. ed. – Curitiba: Appris, 2016.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CHARLOT, B. Da relação sobre o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
QUADROS, R. M. Língua de herança: língua brasileira de sinais. Porto Alegre: Penso, 2017.
SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002.
SILVA, V. A. Os significados do vestibular: análise socio-histórica e pesquisa junto a alunos de um pré-vestibular popular. In: CHARLOT, B. (organizador). Juventude popular e universidade: acesso e permanência. São Cristóvão, 2010. p. 13-38.
[autor]. Retirado para evitar identificação autoral.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. 1. reimp. – Florianópolis: Ed. da UFSC, 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).