A educação das relações étnico-raciais por meio da ludicidade

uma revisão de literatura

Autori

  • Geisa Martins Nogueira Costa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maricleide Pereira de Lima Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14106

Parole chiave:

Relações Étnico-Raciais, Ludicidade, Práxis

Abstract

Este estudo teve como objetivo identificar publicações brasileiras sobre a Prática Educativa de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais tendo a Ludicidade como elemento articulador. Realizamos um estudo bibliográfico nos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Banco de Teses e Dissertações da Capes no período de 2005 a 2020. O resultado apontou um número inexpressivo de trabalhos que se dedicam a compreender em alguma medida a práxis para a Educação das Relações Étnico-Raciais por meio da Ludicidade. Concluímos que este tipo de estudo se constitui como lócus profícuo de conhecimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Geisa Martins Nogueira Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestranda em Educação Científica, Inclusão e Diversidade – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisadora da FAPESB. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade - UFRB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos (ELUFOTEC – UNEB). Létrologa e Contadora.

Maricleide Pereira de Lima Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Química e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Feira de Santana-Bahia. Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Riferimenti bibliografici

ALBINO, Ilma Terezinha Fragoso; ZOMER, Lorena. A Diversidade Étnico Racial no Currículo Escolar do Ensino Fundamental. Cadernos PDE. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Governo do Estado do Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_artigo_vilma_terezinha_fragoso_albino.pdf. Acesso em: 20 ago 2022

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE –v.27, n.1, p. 109-121, jan./abr. 2011.

REIS, Maria da Conceição dos; OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; SILVA, Auxiliadora Maria Martins da; In: A educação das relações étnico-raciais na formação docente: um olhar freireano para o curso de pedagogia

https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/8744/pdf Acessado em: 19 jul 2022

Pubblicato

2023-06-05

Come citare

COSTA, Geisa Martins Nogueira; MENDES, Maricleide Pereira de Lima. A educação das relações étnico-raciais por meio da ludicidade: uma revisão de literatura. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14106, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14106. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14106. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.