Inclu-ação
a inclusão na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p108-134Parole chiave:
Epistemologia da complexidade, Educação especial., Educação inclusiva., Educação básica., Processo pedagógico.Abstract
A “Inclu-Ação” na perspectiva da inclusão na educação básica, nos remete a uma tomada de consciência sobre nosso compromisso e responsabilidade da pessoa professor com a pessoa estudante. Nessa direção, tomou-se como pergunta de pesquisa: que elementos formam parte do processo pedagógico na perspectiva da educação inclusiva na Educação Básica nutridos pelo pensamento complexo? Assim, objetiva-se apresentar o processo pedagógico na perspectiva da educação inclusiva na Educação Básica nutridos pelo pensamento complexo, realizado em uma escola de ensino médio em Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso apoiada na pesquisa documental, de abordagem qualitativa, e para análise usamos a análise de conteúdo de Amado (2017). O referencial teórico na perspectiva da epistemologia da complexidade, pauta-se em Moraes (2015; 2018), Morin (2003; 2007, 2015), Morin; Ciurana & Motta (2009); Petraglia (2013), Torre (2009; 2019), referentes à educação especial se apoiaram nos estudos de Jannuzzi (2004; 2006), Bueno (2008; 2011). Concluímos que, ao alinharmos os princípios da educação na perspectiva da educação inclusiva com a epistemologia da complexidade, abriu-se um campo de possibilidades em instrumentalizar o professor com conhecimentos teórico-práticos frente a uma proposta de “Inclu-Ação” fortalecendo os processos pedagógicos em direção a uma educação para diversidade.
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