Pós-graduação Stricto Sensu na área de saúde em Alagoas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14873

Parole chiave:

Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, Saúde

Abstract

Este trabalho descreve o cenário da formação profissional, em nível de pós-graduação stricto sensu na área da Saúde, no estado de Alagoas, Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental que possibilitou a elaboração de um mapeamento que evidenciou: ampliação nos cursos de mestrado e doutorado na área da saúde em Alagoas nos últimos 17 anos; existência de desigualdades espaciais e assimetrias na distribuição dos programas; contribuição significativa das iniciativas de pós-graduação stricto sensu em rede e/ou interinstitucional com instituições de ensino superior nacionais na formação de profissionais e pesquisadores no âmbito regional; predomínio de cursos com avaliações regulares segundo conceitos da CAPES; e existência de intersecções e grande diversidade temática nas linhas de pesquisa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALVES, M. F.; FERREIRA, J.; OLIVEIRA, D. E. Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 2, p. 351–376, 2014.

AMORIM, F. F.; SANTANA, L. A.; GÖTTEMS, L. B. D. A formação na modalidade de pós-graduação stricto sensu no Distrito Federal, Brasil: a experiência da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 6, p. 2203–2210, 27 jun. 2019.

AZEVEDO, M. L. N. DE; OLIVEIRA, J. F. DE; CATANI, A. M. O Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): regulação, avaliação e financiamento. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n. 3, p. 783–803, 21 dez. 2016.

BAHIA, S. H. A. et al. Ensino na Saúde como objeto de pesquisa na pós-graduação stricto sensu: análise do Pró-Ensino na Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1425–1442, 26 set. 2018.

BALBACHEVSKY, E. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. In: SCHWARTZMAN, S. Desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 2005. Disponível em: https://portais.ufg.br/up/67/o/Pos-Graduacao_Brasil_2.pdf. Acesso em: 05 ago. 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 6. ed. Rio de Janeiro: Almedina, 2011.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior. 2018. Disponível em: http://www. capes.gov.br/historia-e-missao. Acesso em: 05 ago. 2022.

BRASIL. Portaria nº 237/2017, de 07 de dezembro de 2017. Brasília: MEC, 2019.

BRASIL. VI Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020). Brasília: MEC; 2010. Disponível em: https://www.capes.gov.br/pt/plano-nacional-de-pos-graduacao. Acesso em: 05 ago. 2022.

CABRAL, T. L. DE O. et al. A CAPES E SUAS SETE DÉCADAS. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 36, p. 1–22, 29 out. 2020.

CIRANI, C. B. S.; CAMPANARIO, M. DE A.; SILVA, H. H. M. DA. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 20, n. 1, p. 163–187, 2015.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de Área 2016. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2JpQrak. Acesso em: 05 ago. 2022.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. GeoCAPES Visão Analítica. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/estatísticas. Acesso em: 05 ago. 2022.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Resolução nº 4/2019, de 20 de março de 2019. Brasília: DOU: 20 mar. 2019.

CORBUCCI, P. R. O ensino superior brasileiro na década de 90: políticas sociais, acompanhamento e análise. Brasília: IPEA; 2000.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. Panorama da ciência brasileira: 2015-2020. Boletim Anual OCTI, Brasília, v.1, jun. 2021. 196 p.

DIAS, A. M. I.; THERRIEN, J.; FARIAS, I. M. S. As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos. Revista Educação e Emancipação, v. 10, n. 1, p. 34-57, 13 jun. 2017.

ERDMANN, A. et al. Panorama da educação em enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação. Enfermagem em Foco, v. 2, n. SUP, p. 89–93, 16 maio 2011.

FORAY, D. Economics of knowledge. Cambridge: MIT Press, 2004.

FREITAS, C. M. DE et al. O Mestrado Profissional nos cenários futuros da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 3, n. 5, 2006.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Boletim Políticas Sociais, v. 23, 2015, p. 204-205.

KATO, F. B. G.; FERREIRA, L. R. A política de expansão e financiamento da pós-graduação: as diretrizes do PNPG (2011-2020) e PNE (2014-2024). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n. 3, p. 677–697, 21 dez. 2016.

LIEVORE, C.; PICININ, C. T.; PILATTI, L. A. As áreas do conhecimento na pós-graduação stricto sensu brasileira: crescimento longitudinal entre 1995 e 2014. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 94, p. 207–237, 2017.

NOBRE, L. N.; FREITAS, R. R. A EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRICO, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO. Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, p. 26–39, 30 set. 2017.

NOVAES, H. M. D. et al. Pós-Graduação senso estrito em Saúde Coletiva e o Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 6, p. 2017–2025, 1 jun. 2018.

NUNES, E. D.; FERRETO, L. E.; BARROS, N. F. A pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil: trajetória. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 4, p. 1923–1934, 2010.

PATRUS, R. et al. Quem não conhece seu passado está condenado a repeti-lo: distorções da avaliação da pós-graduação no Brasil à luz da história da Capes. Cadernos EBAPE.BR, v. 16, n. 4, p. 642–655, dez. 2018.

PROENÇA, M.; NENEVÉ, M. Descentralizando a educação e diminuindo disparidades regionais: uma experiência brasileira bem-sucedida em pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, 2004.

REDE NORDESTE DE BIOTECNOLOGIA. Programa de Doutorado em Biotecnologia. Disponível em: http://renorbio.org/. Acesso em: 05 ago. 2022.

REDE PROF-SAÚDE. Mestrado Profissional em Saúde da Família. Disponível em: http://profsaude-abrasco.fiocruz.br/. Acesso em: 05 ago. 2022.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

Pubblicato

2023-06-20

Come citare

SANTOS JÚNIOR, Claudio José dos; SILVA, John Victor dos Santos; FREGADOLLI, Andrea Marques Vanderlei; RIBEIRO, Mara Cristina. Pós-graduação Stricto Sensu na área de saúde em Alagoas. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14873, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14873. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14873. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.