Educação para o desenvolvimento econômico
a BNC-formação como controle dos processos formativos de professores
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15001Parole chiave:
Formação humana, Emancipação, Pedagogia Histórico-Crítica, BNC-Formação, Base Nacional Comum CurricularAbstract
O artigo em questão tem por objetivo analisar as políticas de formação de professores, à luz da perspectiva histórico-crítica, com base no pressuposto da formação humana. Trata-se, de pesquisa bibliográfica e documental amparada no Materialismo Histórico-Dialético com o intuito de discutir as políticas de formação de professores, de modo específico a BCN-Formação enquanto proposta para as atuais demandas formativas. O resultado expõe convergências entre a corrente conceitual acolhida nesta investigação com as proposições curriculares da BNCC e aponta pontos de ruptura ao modelo neoliberal, mercadológico e deformativo das referidas diretrizes, com vistas à formação de professores na perspectiva de humanização dos indivíduos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BACH, M. R.; LARA, A.M.B. Revisitando a Reforma do Estado: Os anos 1990 e as Políticas Públicas em Educação no século XXI. IX ANPED Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2380/157. Acesso em: 24 jan. de 2023
BANCO MUNDIAL. Notas de políticas públicas – Por um ajuste justo com crescimento compartilhado. Informativo publicado em 23 de agosto de 2018. Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/brief/brazil-policy-notes Acesso em: 24 de jan. 2023.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: DF, 2017.
BRASIL. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica: versão preliminar. Brasília: MEC, 2018a.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 20 jan. de 2023.
BOGATSCHOV, D. N.; FERREIRA, G. M.; MOREIRA, J. A. S. BNC-Formação: políticas para a formação de professores no Brasil e a interlocução com as diretrizes da OCDE. São Paulo – SP. Revista e-Curriculum, v. 20, nº3, p. 1335-1359, jul./set. 2022. Diponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54584 Acesso em 24 de jan. 2023.
CURADO SILVA, K. A. P. C. A (de) Formação de Professores na Base Nacional Comum Curricular. In: UCHOA, A.M.C.; LIMA, Á.M; SENA, I.P.F. S. (Org.). Diálogos críticos, vol. 2: reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública? Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 102-122.
DECKER, A.; EVANGELISTA, O. Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a sociabilidade capitalista. Roteiro, v.44, nº 3, p.1-24, set./dez. 2019. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23206 Acesso em: 17 de jan. de 2023.
DUARTE, N. Lukács e Saviani: a ontologia social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a Pedagogia Histórico-Crítica contra a barbárie. Campinas, SP: Autores Associados, 2021, p. 217-238.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
JOHANN, R. C. Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. UNIOESTE – Foz. Dissertação de Mestrado, 2021. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5542 Acesso em: 28 de jan. de 2023.
MARTINS, L. M. Formação de professores: desafios contemporâneos e alternativas necessárias. In: MENDONÇA, S. G. L.; SILVA, V. P.; MILLER, S. Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2012, p. 449-474.
MARTINS, L.M. Prefácio. In: TULESKI, S. C. Formar para adaptar ou para transformar? Contribuições de Pistrak, Vigotski e Saviani para a Educação. Marília: Lutas Anticapital, 2022, p. 9-16.
SANTOS, S. A.; ORSO, P. J. Base Nacional Comum Curricular – uma base sem base: o ataque à escola pública. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020, p. 161-178.
SANTOS, I. S. P.; LAVOURA, T. N. A educação escolar como mediadora entre a riqueza cultural humana e a formação dos indivíduos. Revista RBBA, v.4, nº 2, p. 9-22, dez/2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1466 Acesso em: 18 de dezembro de 2022.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a Pedagogia Histórico-Crítica contra a barbárie. Campinas, SP: Autores Associados, 2021, p. 137-164.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).