A tinta, o tempo e as credenciais de formação humana para a docência
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15007Parole chiave:
Formação de professores, Formação humana, EstéticaAbstract
O objetivo deste ensaio é compreender a contribuição da experiência estética para mobilizar os afetos e ampliar as formas de entender e sentir o processo de formação humana na docência. Identifica-se a relação entre sensibilidade estética e um agir humanizado.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura (Obras Escolhidas v. I). São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
BENJAMIN, Walter et al. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CAMPELLO, Filipe. Crítica dos afetos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
DREXLER, Jorge. Soledad. Miami Beach, Florida, USA: Warner Music Latina, 2006.
DREXLER, Jorge. Tinta y tiempo. Nova York, USA: Sony Music Group, 2022.
HABERMAS, Jürgen. Dialética e hermenêutica: para a crítica da hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre: LPM. 1987.
HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre, RS: Edipucrs, 2005.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro, RJ: DP&A Editora, 2002.
HONNETH, Axel. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. São Paulo, SP: Editora Unesp, 2020.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
MAGRI, André. Os trabalhos da memória: lavrar a própria vida. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; JÚNIOR, Lucrécio Araújo de Sá; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. Natal: EDUFRN, 2021.
NÓVOA, António. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. 2ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6195624 Acesso em: 30 jan 2022.
SOUZA, Elizeu Clementino de; MEIRELES, Mariana Martins de. Olhar, escutar e sentir: Modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/4750/47966110. Acesso em: 30 jan 2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).