O subcampo das mídias e tecnologias no campo da Educação Física brasileira
origem, conflitos, contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15856Parole chiave:
Mídias, Tecnologias, Educação Física, Campo científicoAbstract
Trata-se de uma pesquisa que investigou o subcampo das mídias e tecnologias no campo da Educação Física (EF) brasileira, procurando compreender seu contexto de surgimento, suas configurações, as cisões e os conflitos no interior desse campo, bem como inflexões observadas em relação à dimensão da endogenia e da reprodução das práticas científicas neste espaço social. Metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa na perspectiva da sociologia do conhecimento, operando uma sociologia histórica do campo da EF, a partir de um estudo de caso com 9 agentes deste campo que foram entrevistados. Entendemos que as ações desses agentes no subcampo acadêmico das mídias e tecnologias na EF refere-se ao constante e intenso trabalho de produzir e circular capital científico na busca de reconhecimento e legitimidade no espaço social em que atuam.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 36ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.
BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996a.
BOURDIEU, P. É possível um ato desinteressado? In: BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11ª ed. Campinas/SP: Papirus, 1996b. p. 137-156.
BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2001a.
BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro/RJ: Bertrand Brasil, 2001b.
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004a.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004b.
BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. 2ª. ed. Porto Alegre: Magister, 1997.
FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FERRES, J. Televisão e educação. Porto Alegre: Artmed, 1996.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2005.
GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, Campinas, v. 1, n. 2, p. 10-21, 2010.
HALLAL, P. C.; MELO, V. A. de. Crescendo e enfraquecendo: um olhar sobre os rumos da Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, n. 39, v. 3, jul./set. 2017, p. 322-327.
LAZZAROTTI FILHO, A.; SILVA, A. M.; MASCARENHAS, F. Transformações contemporâneas do campo acadêmico-científico da Educação Física no Brasil: novos habitus, modus operandi e objetos de disputa. Movimento, v. 20, 2014, p. 67-80.
LAZZAROTTI FILHO, A. et al. Modus operandi na produção científica da EF: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educação Física UEM, v. 23, n. 1, p. 1-14, 2012.
MANOEL, E. de J.; CARVALHO, Y. M. de. Pós-graduação na Educação Física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, p. 389-406, maio/ago. 2011.
MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.
MEZZAROBA, C. A formação e constituição de um subcampo acadêmico: a mídia-educação na Educação Física – configurações, perspectivas e inflexões, 2018. 493f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.
MEZZAROBA, C. A mídia, as tecnologias e a Educação Física no Brasil: uma descrição genealógica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13065. Acesso em: 08 jul. 2022.
MEZZAROBA, C.; ZOBOLI, F. Reflexões e problematizações sobre a pesquisa em EF: perspectivas para os “filhos do casamento (in)feliz”. Kinesis, v. 31, n. 1, p. 107-124, jan./jun. 2013.
MEZZAROBA, C.; BASSANI, J. J. Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de ‘campo’ em Pierre Bourdieu e de ‘paradigma’ em Thomas Kuhn. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, p. 207-222, 2015.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.
OROFINO, M. I. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2005.
PAIVA, F. Ciência e poder simbólico no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Vitória/ES: UFES, Centro de Educação Física e Desportos, 1994.
PAIVA, F. Constituição do campo da Educação Física no Brasil: ponderações acerca de sua especificidade e autonomia. In: BRACHT, V.; CRISORIO, R. (orgs.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas/SP: Autores Associados; Rio de Janeiro/RJ: PROSUL, 2003. p. 63-80
PAIVA, F. Notas para pensar a Educação Física a partir do conceito de campo. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, número especial, p. 51-82, jul./dez. 2004.
PIRES, G. De L. et al. A pesquisa em Educação Física e mídia: pioneirismo, contribuições e críticas ao “Grupo e Santa Maria”. Movimento, v. 14, n. 3, p. 33-52, set./dez. 2008.
REZER, R. Educação Física na Educação Superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica. Chapecó/SC: Argos, 2014.
SETTON, M. da G. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2010.
SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2011.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2010.
VALLE, I. Sociologia histórica ou história sociológica? Diálogos a partir de Pierre Bourdieu. Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, p. 49-60, abr./jun. 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).