O direito à educação e à inclusão de alunos refugiados em um escola estadual de Cuiabá-MT

Autori

  • Daniel Pulcherio Fensterseifer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Rafael Masson Furtado Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e Instituto Business Group – IBG

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16480

Parole chiave:

Direito, Educação, Inclusão, Refugiado

Abstract

Este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa e de campo realizada com os professores - que estão trabalhando ou trabalharam com alunos refugiados - coordenadores e diretor, produzida em uma escola de Cuiabá-MT, em 2021. O objetivo deste foi investigar a efetividade da Resolução nº 002/2019 do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso e a legislação brasileira que regem o ensino para alunos refugiados no Brasil, sob a óptica dos professores e gestores. O início da proposta metodológica compreendeu o processo de leitura de documentos que regem a Educação para alunos refugiados; e de levantamento dos dados, através da distribuição de questionários elaborados no Google Forms (enviados nos e-mails institucionais). Após a devolução com as respostas, separou-se os dados em categorias e aplicou-se os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos no projeto. Depois disso, analisou-se e discutiu-se os resultados, apresentando, assim, reflexões, desafios e recomendações para que se possa expandir o tema; para que se proporcione a criação de políticas públicas que atendam efetivamente os direitos educativos e humanos dos estudantes refugiados venezuelanos.

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Pubblicato

2023-12-20

Come citare

FENSTERSEIFER, Daniel Pulcherio; FURTADO, Rafael Masson. O direito à educação e à inclusão de alunos refugiados em um escola estadual de Cuiabá-MT. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16480, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16480. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16480. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

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