Narrativas autobiográficas na pesquisa e na formação de professores

descortinando múltiplas experiências

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17308

Parole chiave:

Narrativas, Pesquisa, Formação de professores

Abstract

Neste estudo analisamos os desdobramentos de narrativas na formação e na pesquisa com professores de Educação Infantil e do ensino fundamental das redes públicas de educação do Piauí. A pesquisa focalizou 28 trabalhos produzidos no período de 2018 a 2022, sendo 14 teses e 14 dissertações, trabalhos vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPED, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão sistemática. As análises sobre as produções do NUPPED, vinculadas à abordagem autobiográfica explicitam formas de uso das narrativas nas pesquisas e na formação de professores.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Francisco Marcos Pereira Soares, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Mestrando em Educação, especialista em gestão educacional, especialista em ppsicopedagogia institucional e clinica, graduado em Bilogia.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BASTOS, C. L; KELLER, V. Aprendendo a aprender. Petrópolis: Vozes, 1995.

BASTOS, L. C.; BIAR, L. de A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. D.E.L.T.A., 31-especial, 2015 (97-126). Disponível em https://www.scielo.br/j/delta/a/Y8HLKnQRjQs8ZpdHjQY4fqH/?format=pdf&lang=pt Acesso em 25 agos 2023.

BRAGANÇA, I. F. de S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 24 de ago. 2021.

CAMPBELL COLLABORATION. Home page. Londres: Campbell Collaboration, 2021. Disponível em: https://www.campbellcollaboration.org. Acesso em: 12 abr. 2023.

CERVO, A. L.; BERVIAN. P. A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

CLANDININ, D. J. CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: expectativas e histórias na pesquisa qualitativa. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

CONNELLY, D. J.; CLANDININ, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e histórias em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de experiência e investigacion narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

CUNHA, R. A. Pesquisa narrativa: uma estratégia investigativa sobre o ser professor. 2009. Recuperado de: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/ GT.2/3 5_Renata%20Cristina%20da%20Cunha.pdf

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018 Acesso em: 20 ago. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

JOSSO, M-C. Experiência de vida e formação. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2010.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 11-30.

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e Avaliação de Professores. Porto: Porto Editora, 1999.

PRADO, G. do V. T.; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história. Campinas, SP: Graf. FE, 2005.

SOUZA, E. C. de. Histórias de vida, escritas de si e abordagem experiencial. In: E. C. de Souza, A. C. V. Mignot (Orgs.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet-FAPERJ, 2008.

SOUZA, E. C. de. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUSA, E. C. de.; ABRANHÃO, M. H. M. B. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 135-147.

VARANI, A.; FERREIRA, C. R.; PRADO, G. do V. T. P. (Org.). Narrativas docentes: trajetória de trabalhos pedagógicos. Campinas, SP: Mercado de letras, 2007.

Pubblicato

2024-06-26

Come citare

SOARES, Francisco Marcos Pereira; BRITO, Antonia Edna. Narrativas autobiográficas na pesquisa e na formação de professores: descortinando múltiplas experiências. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17308, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17308. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17308. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.