Analisando os currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão no tocante à temática gênero

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17609

Parole chiave:

Componentes Curriculares, Educação, Mulher

Abstract

Este trabalho é fruto de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas e buscou realizar uma análise dos currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão, inferindo-se como estão sendo trabalhadas a temática de gênero, com centralidade nas mulheres. No prisma metodológico, lançou-se mão da pesquisa documental, acessando site institucional dessa universidade, utilizando a Análise de conteúdo de Bardin (2016) para análise dos dados encontrados, os quais apontam que a presença das questões de gênero ainda é insuficiente nesses currículos, sendo necessário que a temática passe a sair do imaginário, bem como do prisma teórico e venha permear diretamente as práticas educacionais e sociais. O referencial teórico utilizado parte dos clássicos aos contemporâneos da Educação, como Michael Apple, Henry Giroux, Moreira e Silva, Goodson, dentre outros.

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Pubblicato

2024-06-26

Come citare

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; QUEIROZ, Erica Bianco de Souza. Analisando os currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão no tocante à temática gênero. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17609, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17609. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17609. Acesso em: 25 nov. 2024.

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