Educação em Saúde
proposições para implementações de práticas educativas com crianças no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18264Parole chiave:
Educação em Saúde, Anos iniciais, Ensino de CiênciasAbstract
A Educação em Saúde (ES) configura-se como um campo importante de ser problematizado nas escolas, desde o início da escolarização. Nesse intuito, no presente trabalho, procuramos analisar as 10 habilidades que tratam de aspectos da saúde na BNCC, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, as quais foram mapeadas por Marinho e Ferreira (2021) e, realizar a proposição de estratégias didáticas para o desenvolvimento dessas habilidades com crianças dos anos iniciais do EF. As estratégias foram elaboradas, levando em conta a aposta nas atividades investigativas em relação à prática da ES, as quais foram descritas por Marinho e Silva (2015a). A ênfase nas atividades investigativas, reside por possibilitarem um aprendizado ativo, no qual as crianças não apenas recebem informações, mas se tornam protagonistas em sua formação, construindo conhecimentos. Esperamos que as atividades propostas possam vir a inspirarem os docentes no trabalho com as questões de saúde no Ensino de Ciências. As atividades foram pensadas para possibilitar que as crianças dos anos iniciais possam tomar decisões mais conscientes sobre sua saúde, numa perspectiva formativa que priorize o empoderamento do indivíduo em sua jornada de aprendizado.
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