A contribuição da pesquisa na pós-graduação para a educação inclusiva
um diagnóstico das salas de recursos multifuncionais na educação básica de União da Vitória, PR
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18424Parole chiave:
Acessibilidade, Educação Inclusiva, Sala de Recursos MultifuncionalAbstract
Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Básica, visa discutir as interfaces entre a pesquisa na pós-graduação e a Educação Básica, focando no diagnóstico das condições de acessibilidade em Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). Considerando o papel fundamental das escolas em garantir ambientes acessíveis e inclusivos para estudantes da Educação Especial, este estudo teve como objetivo investigar se as SRMs das escolas de União da Vitória, PR, atendem aos princípios da acessibilidade. A pesquisa possui abordagem qualitativa e foi realizada em duas escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir de dados coletados por meio de questionários, com análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as escolas apresentam especificidades e pontos comuns nas diferentes dimensões de acessibilidade, refletindo a diversidade do perfil dos estudantes atendidos. Observou-se também a valorização da colaboração entre família, escola e sociedade no desenvolvimento cidadão dos estudantes. Em relação às seis dimensões de acessibilidade analisadas, nenhuma das escolas satisfaz integralmente os critérios em todas as dimensões, evidenciando fragilidades e a necessidade de maior atenção às condições de acessibilidade nas SRMs. Esses achados ressaltam a importância da pesquisa aplicada na pós-graduação como instrumento para o aprimoramento de práticas inclusivas na Educação Básica.
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