Pesquisa etnográfica e o ensino da antropologia da educação: diários de campo e as surpresas da reflexividade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p375-389Parole chiave:
Antropologia, Educação, Diários de Campo, Escrita Antropológica.Abstract
Este artigo apresenta reflexões no âmbito da antropologia da educação derivadas do uso de diários de campo etnográficos, escritos pelos alunos, para a compreensão da própria sala de aula. Esta estratégia pedagógica e antropológica, utilizada entre 2015 e 2016, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, demonstrou a possibilidade da antropologia apresentar recursos práticos para o ofício do educador-pedagogo, sem recair na instrumentalidade. Embasado na noção de reflexividade, advinda da teoria de Pierre Bourdieu, este uso dado aos diários de campo permitiu que os discentes percebessem que a cultura é uma forma de aprendizado, ao mesmo tempo em que viviam o aprendizado formal como uma maneira de realizar a culturaDownloads
Riferimenti bibliografici
BESERRA, Bernadete. A construção do olhar antropológico na formação docente. Coleção Textos FCC (Impresso), v.50, p.93 - 121, 2016a.
BESERRA, Bernadete. Dos riscos da diferença: etnografia de um percurso acadêmico. Fortaleza: Edições UFC, 2016b.
BESERRA, Bernadete. Da antropologia da educação a uma didática antropológica. In: REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA, 5.; REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE, 14., 2015, Maceió. Anais... Maceió: Edufal, 2015.
BESERRA, Bernadete; LAVERGNE, Rémi. Heroína ou vilã? Notas sobre uma experiência de ensino de Sociologia da Educação. In: CHAGAS, Eduardo et al (Orgs.). Indivíduo e Educação na Crise do Capitalismo. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
BESERRA, Bernadete; OLIVEIRA, Leiry; SANTOS, Carolina. Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia. Revista Dialectus, ano 2, n. 5, p. 150-165, ago./dez. 2014, p. 462-481.
BESERRA, Bernadete; LAVERGNE, Rémi. Etnografando a sala de aula: contribuições da antropologia à formação de professores. Revista Anthropologicas, v. 27, n. 1, p. 72-101, 2016.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Trad. Jeni Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013 [1984].
BOURDIEU, Pierre & WACQUANT, Loic. An invitation to reflexive sociology. Chicago: Chicago University Press, 1992.
DAUSTER, Tania. "Entre a Antropologia e a Educação": a produção de um conhecimento imprescindível e de um conhecimento híbrido. ILHA: Revista de Antropologia, v. 6, n. 1-2, p. 197-207, 2004.
DAUSTER, Tania . Etnografia, modo de conhecer: entre a Antropologia e a Educação. Educação on-Line (PUCRJ), v. 9, p. 10-15, 2011.
GUSMÃO, Neusa. Por uma antropologia da educação no Brasil. Pro-posições: Revista da Faculdade de Educação/UNICAMP, v. 21, n. 1, p. 259-265, maio/ago. 2010.
GUSMÃO, Neusa. Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Linhas Críticas, v. 21, n. 44, p. 19-37, jan./abr. 2015.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
LAVERGNE, R.; BESERRA, Bernadete. Exercício para a construção de uma antropologia do ensino superior In: XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE, 2012, Teresina. Disponível: http://www.sinteseeventos.com.br/ciso/anaisxvciso/resumos/GT11-02.pdf
LEVINSON, B.; POLLOCK, M. A Companion to the Anthropology of Education. Malden, MA: WileyBlackwell. 2011.
MARTINS, Isayanne. Antropologia da Educação na formação de professores: um estudo etnográfico. Dissertação (Educação) - Universidade Federal do Ceará, 2017.
OLIVEIRA, Amurabi. Antropologia, colonialidade e pós-colonialidade: diálogos possíveis com a educação. Quaestio, v. 16, n. 1, maio 2014, p. 11-23, 2014.
OLIVEIRA, Amurabi; NASCIMENTO, Fernanda; SANTOS, Jhones. O ensino e seus espelhos: a formação antropológica para não antropólogos. Cadernos de Pedagogia, ano 7, v. 7, n. 14, p. 114-125, jan./jun. 2014.
PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: e outros ensaios de antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
PIMENTEL, Álamo. A atitude etnográfica na sala de aula: descolonizando os processos de ensino. REALIS, v. 4, n. 2, p. 49-71, jul./dez. 2014.
ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra. Antropologia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
ROSISTOLATO, Rodrigo; PRADO, Ana. O lugar da antropologia na formação de educadores. Revista Café com Sociologia, v. 4, n. 2, p. 98-111, 2015.
SILVA JÚNIOR, Silvio Roberto Dias da. A dádiva do outsider: a didática antropológica aplicada à formação de professores. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
TADDEI, Renzo; GAMBOGGI, Ana. Educação, antropologia, ontologias. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 1, p. 27-38, jan./mar. 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).