Conhecimentos clássicos, trabalho educativo e ensino de Ciências: articulações possíveis a partir da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p302-322Parole chiave:
Educação, Ensino de Ciências Naturais e Biologia, Formação de professores, Materialismo histórico dialéticoAbstract
A pedagogia histórico-crítica (PHC) é a teoria da educação embasada no materialismo histórico-dialético. Sob essa perspectiva, a especificidade da educação no contexto escolar consiste na transmissão e apropriação dos conhecimentos historicamente elaborados. Visto isso, este ensaio teórico objetivou discutir sobre possíveis interações entre os princípios ‘conhecimentos clássicos’ e ‘trabalho educativo’ respaldados na PHC, articulando-os ao ensino de Ciências e Biologia. A partir do diálogo com os referenciais teóricos, enfatizamos que a socialização dos conhecimentos clássicos, na forma de conteúdos escolares, por meio do trabalho educativo, é condição precípua para que o ensino de Ciências se concretize sob a perspectiva histórico dialética.
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