A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: QUESTÕES SOBRE O PENSAR FILOSÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n12p157Parole chiave:
Filosofia, Ensino Médio, Sujeito, PensarAbstract
O presente artigo levanta considerações acerca do pensar filosófico dos alunos do ensino médio. A ideia é abordar quais os caminhos para que este pensamento se efetue de fato. O sujeito passa por crises que são inerentes a modernidade, e, passar por elas nos leva a afirmar que a crise seja algo fundante e necessária ao processo de maturação intelectual e humana dos indivíduos. A filosofia pensa esse sujeito produzindo outro ato que é o ato reflexivo. Este se volta para si, se distancia, mas tem retorno garantido e, graças ao pensamento, a reflexão se estabelece. O aluno, partícipe do socius, efetivamente passa por esta crise, pois ela é também inerente a ele, e poderá ser despertado pela função precípua da filosofia que é a de propor a não-conformação com o status quo estabelecido, vindo a questioná-lo.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).