A integração das TDIC no ensino da língua portuguesa

Autores

  • Denson Andre Pereira da Silva Sobral UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp298-321

Palavras-chave:

Integração, TDIC, Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo analisa como as TDIC estão sendo integradas no ensino da língua portuguesa nas escolas públicas do Estado de Sergipe. Para tanto, selecionou-se, por meio da página eletrônica do Repositório Institucional do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Sergipe (RI-UFS), um corpus composto pelas dissertações defendidas no período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Os dados foram analisados com base nos estudos de Presky (2005), Lévy (2010) e Almeida e Valente, (2011). Os resultados apontam que o processo de integração das TDIC nas aulas de língua portuguesa ainda é lento e isolado, uma vez que as ações realizadas pelos docentes nas escolas não passam pela articulação entre TDIC, currículo, gestão escolar e políticas públicas. Além disso, a integração das TDIC no ensino da língua materna corre o risco de se encerrar nas iniciativas dos professores que as realizam, no caso, dos docentes em formação em nível de mestrado, pois, a maioria delas não tem possibilidade de serem aplicadas em outras instituições escolares do Brasil, já que não observa todas as especificidades e demandas das diferentes realidades educacionais das escolas brasileiras.

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Referências

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

PEREIRA DA SILVA SOBRAL, Denson Andre. A integração das TDIC no ensino da língua portuguesa. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 298–321, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp298-321. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12322. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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