Jornal digital numa perspectiva ascendente de apropriação tecnológica: a vez e a voz dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202064.92-105Palavras-chave:
ensino de língua portuguesa, multiletramentos, hipertexto, apropriação tecnológica, jornal digitalResumo
Minha dissertação, da qual apresento aqui um breve recorte, nasceu do interesse em propor um reposicionamento dos meus alunos da 8º série de uma escola pública municipal de Coruripe (AL) diante da tecnologia, em que trocassem a postura passiva de consumidores para a de produtores de informação por meio do trabalho com os multiletramentos. As questões de pesquisa foram: a) em que medida o trabalho com multiletramentos auxiliariam na mudança de seu posicionamento?; b) como introduzir práticas de sala de aula que promovessem multiletramentos? O subsídio teórico de base veio de Rojo (2012), Gomes (2009, 2011) e Buzato (2009). Trata-se de um trabalho de natureza etnográfica onde foram utilizados os seguintes instrumentos: sequência didática, grupo focal, diário de bordo e produções multimodais dos alunos. Foi criado um jornal digital de 15 páginas hipertextuais. O processo revelou a participação significativa dos alunos na produção de textos multimodais e uma postura agentiva.
Digital newspaper in an ascending perspective of technological appropriation: the time and the voice of students
My dissertation, from which I present here a brief cut, came from the interest in proposing a repositioning of my 8th grade students from a municipal public school in Coruripe (AL) in the face of technology, in order to change their the passive attitude of consumers to that of producers of information through multiliteracy work. The research questions were: a) to what extent would the multiliteracy work help in the changing of their position?; b) how to introduce classroom practices to further multiliteracy? The theoretical basis of this work is provided by Rojo (2012), Gomes (2009, 2011) and Buzato (2009). It is an ethnographic study in which where the following instruments were used: didactic sequence, focal group, logbook and multimodal productions of the students. It was created a digital newspaper with 15 hypertext pages. The process revealed the significant participation of students in the production of multimodal texts and an agentive stance.