Análise de variantes linguísticas não padrão em produção textual escolar

Autores

  • Alexandre Melo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.297-309

Palavras-chave:

Teoria da variação linguística, Variantes lingüísticas, Ensino da língua padrão

Resumo

Este trabalho pretende dar uma pequena contribuição no sentido de como a Teoria da Variação Linguística pode auxiliar o ensino da língua materna, mais precisamente, o ensino da variante padrão da língua portuguesa. Partindo dos pressupostos variacionistas labovianos e das noções de “ortografia lexical” e “ortografia gramatical” de Moura (2002), faremos uma breve análise das variantes não padrão em textos escritos escolares com o fito de levantar as dificuldades dos alunos na aquisição da escrita e de subsidiar, em seguida, a  prática pedagógica de ensino da língua padrão.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i47.914

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Melo de Oliveira

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Como Citar

MELO DE OLIVEIRA, Alexandre. Análise de variantes linguísticas não padrão em produção textual escolar. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 297–309, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201147.297-309. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/914. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Ensino

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.