Análise de variantes linguísticas não padrão em produção textual escolar

Auteurs-es

  • Alexandre Melo de Oliveira

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.297-309

Mots-clés :

Teoria da variação linguística, Variantes lingüísticas, Ensino da língua padrão

Résumé

Este trabalho pretende dar uma pequena contribuição no sentido de como a Teoria da Variação Linguística pode auxiliar o ensino da língua materna, mais precisamente, o ensino da variante padrão da língua portuguesa. Partindo dos pressupostos variacionistas labovianos e das noções de “ortografia lexical” e “ortografia gramatical” de Moura (2002), faremos uma breve análise das variantes não padrão em textos escritos escolares com o fito de levantar as dificuldades dos alunos na aquisição da escrita e de subsidiar, em seguida, a  prática pedagógica de ensino da língua padrão.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i47.914

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Alexandre Melo de Oliveira

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas

Téléchargements

Comment citer

MELO DE OLIVEIRA, Alexandre. Análise de variantes linguísticas não padrão em produção textual escolar. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 297–309, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201147.297-309. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/914. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Linguística e Ensino

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.