Da imagem ao texto: A construção do tópico discursivo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos

Autores

  • Dennys Dikson
  • Eduardo Calil

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.333-353

Palavras-chave:

Processo de criação, Tópico discursivo, Relação imagem-texto, História em quadrinhos

Resumo

Inserido no campo de estudo da Genética Textual e assumindo como base teóricometodológica os estudos sobre manuscritos escolares e processos de escritura em ato de alunos recém-alfabetizados (CALIL, 2008, 2009), este trabalho analisa a construção do tópico discursivo (LINS, 2008) a partir da sequência de imagens oferecida por uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nosso objeto de investigação é o manuscrito “O Cebolinha Atrapalhado”, escrito por duas alunas do 2º ano do Ensino Fundamental (08 anos de idade), no qual constatamos que o tópico discursivo construído ,pela interpretação das alunas é feito a partir do destaque de alguns elementos imagéticos relacionados à ação isolada do personagem e de cada quadrinho e não pela articulação narrativa entre eles.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i47.916

Downloads

Biografia do Autor

Dennys Dikson

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguísticas da Universidade Federal de Alagoas.

Eduardo Calil

Doutor em Linguística pela Unicamo, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguísticas e de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do CNPq.

Downloads

Como Citar

DIKSON, Dennys; CALIL, Eduardo. Da imagem ao texto: A construção do tópico discursivo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 333–353, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201147.333-353. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/916. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Ensino

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.