Grupo de pesquisa En-Corpora: ensino baseado e dirigido por corpora

Autores/as

  • Silmara Moscatelli Unesp
  • Paula Tavares Pinto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Carolina Tavares de Carvalho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Luciano Franco da Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Palabras clave:

Grupo de pesquisa, Ensino de línguas, Linguística de corpus, Aprendizagem Movida por Dados

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados sobre as discussões e estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa En-Corpora: Estudos Baseados e Dirigidos por Corpora (CNPq/UNESP), que conta com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES). Como fundamentação teórica, tomamos como base a abordagem da Linguística de Corpus e da Aprendizagem Movida por Dados (DDL), pautados nos trabalhos de autores como Berber Sardinha (2004), Tognini-Bonelli (2001) e Gilquin, Cock e Granger (2010). Os resultados obtidos fornecem possibilidades para que professores e pesquisadores da área da LC, com a abordagem em DDL, possam produzir suas atividades didáticas de maneira mais adequada a contextos de ensino-aprendizagem de línguas.

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Biografía del autor/a

Silmara Moscatelli, Unesp

Docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), campus Presidente Prudente, doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Ibilce) (2023), e mestre (2015)) pelo Profletras, câmpus de Assis. Membro do Grupo de Pesquisa En-Corpora (UNESP-Ibilce). 

Paula Tavares Pinto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), tendo realizado estágio na Universidade de Manchester (2008-2009) e pós-doutorado na Universidade de Surrey, Inglaterra (2018). Formanda em Tradução (1992) e em Letras. Docente UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto. Coordenadora geral do Programa Idiomas sem Fronteiras e do projeto de English Teaching Assistants (CAPES/Fulbright) na UNESP. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. 

Carolina Tavares de Carvalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutoranda em linguística aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Ibilce. Mestre na mesma instituição em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Tradução, Terminologia e Corpora e En-Corpora: Ensino Baseado e Orientado por Corpora (UNESP-Ibilce), e do projeto: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em a pesquisa brasileira: uma abordagem baseada em corpus para apoiar a redação e tradução de artigos de pesquisa.

Luciano Franco da Silva, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Docente EBTT do Instituto Federal do Paraná (IFPR), câmpus Goioerê e doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Ibilce), e mestre (2018) pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa En-Corpora (UNESP-Ibilce)

Citas

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Publicado

2024-12-14

Cómo citar

MOSCATELLI, Silmara; TAVARES PINTO, Paula; TAVARES DE CARVALHO, Carolina; FRANCO DA SILVA, Luciano. Grupo de pesquisa En-Corpora: ensino baseado e dirigido por corpora. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 228–246, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18051. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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