Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.192-208Mots-clés :
Português Língua Estrangeira. Políticas linguísticas. Celpe-Bras. Relatos.Résumé
Neste artigo propomos registrar e compartilhar reflexões sobre experiências de professor e alunos, por meio de relatos escritos, sobre o processo de elaboração, planejamento e aplicação de um curso preparatório para o exame de proficiência Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) realizado em uma universidade pública estadual do interior paulista e destinado a alunos estrangeiros interessados em conhecer e/ou realizar o exame. As reflexões apresentadas no decorrer do trabalho dão destaque à importância de se articular o tripé acadêmico – ensino, pesquisa e extensão – para a formação do graduando em Letras em situação de atuação como professor na área de ensino e aprendizagem de línguas, especificamente de Português Língua Estrangeira (PLE). No atual contexto de globalização, internacionalização e transnacionalização das línguas e países – por fatores econômicos, políticos e sociais (de mercado e Estado) – é mister reconhecer o trabalho do professor e a preparação dos alunos para o referido exame como uma ação política relacionada ao conceito de políticas linguísticas de promoção da língua portuguesa para além dos limites territoriais.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2020-12-15
Comment citer
ROCHA, Nildicéia Aparecida; NASCIMENTO SEVERINO, Cintia do. Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 192–208, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.192-208. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10988. Acesso em: 18 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)