O agir docente com a utilização de textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.130-144Mots-clés :
Agir docente. Textos multimodais. EnsinoRésumé
Neste artigo, apresentamos uma análise do agir de dois docentes quanto à seleção e à utilização que esses profissionais fazem de textos de gêneros multimodais nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, situa-se no campo da Linguística Aplicada e fundamenta-se nos estudos sobre multimodalidade e no Interacionismo Sociodiscursivo. Para a geração dos dados utilizamos como instrumento a técnica de entrevista de explicitação, realizada com dois professores do Ensino Médio de uma escola pública na região norte do Brasil. O corpus analisado é composto por excertos das entrevistas e analisados com base nas categorias de tipos de discurso (BRONCKART, 2008) e figuras de ação (BULEA, 2010). Os resultados revelam que os textos mais usados pelos professores são aqueles já contemplados pelos livros didáticos, como as charges, anúncios publicitários e tirinhas e que também já apresentam certo espaço nas práticas do letramento escolar. Além disso, a constituição de marcas de agentividade, evidenciada por unidades linguísticas presentes no agir verbalizado pelos professores, mostra como esses profissionais se constituem como protagonistas de suas ações no trabalho com esses textos em sala de aula.Téléchargements
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Publié-e
2020-12-15
Comment citer
GOMES, Rosivaldo; MACHADO, Maria do Carmo Barbosa. O agir docente com a utilização de textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 130–144, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.130-144. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11313. Acesso em: 19 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)