Arquivos de leitura na aula de língua espanhola: um olhar sobre as discussões em torno da linguagem não-binária
Mots-clés :
Arquivo de leitura, Arquivos pedagógicos, Língua espanholaRésumé
Neste artigo, propomos, a partir da perspectiva da Análise do Discurso pecheuxtiana, por um lado, aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre as noções de arquivo (Pêcheux, 2010), arquivos de leitura e arquivos pedagógicos (Indursky, 2019), no intuito de compreender a possibilidade de construção de práticas discursivas de leitura discursivas na escola, com foco no ensino de língua espanhola na educação básica brasileira e, por outro, trabalhar na construção de um arquivo de leitura sobre as discussões acerca da linguagem não-binária em diferentes países latino-americanos, considerando os debates políticos e linguísticos que se constroem sobre essa questão. Tal trabalho se faz a partir do desejo de construir com os alunos as condições necessárias para a compreensão dos diferentes posicionamentos sobre a linguagem não-binária e os discursos que os sustentam. Com isso, pretendemos demonstrar a potencialidade do trabalho com os arquivos e a leitura na escola, visando à formação de leitores em línguas outras, especialmente na língua espanhola, destacando seu papel na abertura de caminhos para outros modos de ler e trabalhar com e sobre as línguas nos espaços escolares.
Téléchargements
Références
CELADA, M. T. O que quer, o que pode uma língua? Língua estrangeira, memória discursiva, subjetividade. Letras, Santa Maria, v. 18, n. 2, p. 145-168, jul./dez. 2008.
DE NARDI, F. S.. Entrevista com Fabiele De Nardi. In: Joyce Palha Colaça, Michel Marques de Faria, Thaís de Araujo Costa. (Org.). Encontros com professoras-pesquisadoras: educação, práxis e discurso. 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2023, v. 1, p. 117-144.
GLOZMAN, M. Políticas lingüísticas con perspectiva de género: tiempo y archivo. Boca de sapo, Buenos Aires, n. 32, año XXII, p. 2-11, mai. 2021.
FERREIRA, M. C. L. O caráter singular da língua na Análise do Discurso. Organon, Porto Alegre, v.17, n.35, p. 189-200. 2003.
GUILHAUMOU, J.; MALDIDIER, D.; ROBIN, R. Discurso e arquivo: experimentações em Análise do Discurso. Tradução: Carolina P. Fedatto, Paula Chiaretti. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.
INDURSKY, F. Leitura, escrita e ensino à luz da Análise do Discurso. In: NASCIMENTO, L. (org.). Presença de Michel Pêcheux: da análise do discurso ao ensino. Campinas: Mercado das Letras, 2019.
MIGNOLO, W. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
NASCIMENTO, M. I. Gestos de autoria na produção escrita em espanhol de alunos intercambistas: efeitos da subjetivação na/pela língua do outro. 2020. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
ORLANDI, E. P. et al. (org). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes Editores, 2012.
ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 6 ed. São Paulo: Cortez editora, 2012.
PAYER, M. O. Um dispositivo para gestos de deslocamento no ensino. In: Anais do IX SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Recife: UFPE, 2019. Disponível em https://www.discursosead.com.br/_files/ugd/27fcd2_9721c778616940cdb535b1a5654313d5.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 1990a.
PÊCHEUX, M. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n 19, p. 7-24, jul./dez. 1990b.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. et al. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2010.
PÊCHEUX, M. Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes. Tradução: Guilherme Adorno e Gracinda Ferreira. Décalages, v. 1 n. 4, p. 1-22. 2014.