Arquivos de leitura na aula de língua espanhola: um olhar sobre as discussões em torno da linguagem não-binária
Parole chiave:
Arquivo de leitura, Arquivos pedagógicos, Língua espanholaAbstract
Neste artigo, propomos, a partir da perspectiva da Análise do Discurso pecheuxtiana, por um lado, aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre as noções de arquivo (Pêcheux, 2010), arquivos de leitura e arquivos pedagógicos (Indursky, 2019), no intuito de compreender a possibilidade de construção de práticas discursivas de leitura discursivas na escola, com foco no ensino de língua espanhola na educação básica brasileira e, por outro, trabalhar na construção de um arquivo de leitura sobre as discussões acerca da linguagem não-binária em diferentes países latino-americanos, considerando os debates políticos e linguísticos que se constroem sobre essa questão. Tal trabalho se faz a partir do desejo de construir com os alunos as condições necessárias para a compreensão dos diferentes posicionamentos sobre a linguagem não-binária e os discursos que os sustentam. Com isso, pretendemos demonstrar a potencialidade do trabalho com os arquivos e a leitura na escola, visando à formação de leitores em línguas outras, especialmente na língua espanhola, destacando seu papel na abertura de caminhos para outros modos de ler e trabalhar com e sobre as línguas nos espaços escolares.
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