Variação linguística e ensino: estudo dos traços da oralidade na escrita em textos de alunos de uma escola rural tocantinense

Auteurs-es

  • Cícero da Silva
  • Karylleila dos Santos Andrade

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.269-296

Mots-clés :

Pedagogia da Alternância, Ensino, Registros ortográficos

Résumé

O presente artigo objetiva descrever os tipos de registros ortográficos influenciados pela oralidade na escrita em textos escritos produzidos por alunos de uma escola rural tocantinense. Pautado no quadro teórico dos estudos sociolinguísticos (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005), o fenômeno em questão é analisado numa amostra representada por textos de doze alunos. De acordo com os resultados, foram observados nos textos dois tipos de regras variáveis: as descontínuas e as graduais. Portanto, esses traços caracterizam a variação. Entretanto, não ocorrem aleatoriamente, uma vez que são governados por restrições.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i47.913

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cícero da Silva

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente da Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC-TO) e bolsista da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins (SECT). Atualmente integra o Projeto do Português falado: variante tocantinense

Karylleila dos Santos Andrade

Doutora em Linguística. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Orientadora da pesquisa. Coordenadora do Projeto do Português falado: variante tocantinense

Téléchargements

Comment citer

SILVA, Cícero da; SANTOS ANDRADE, Karylleila dos. Variação linguística e ensino: estudo dos traços da oralidade na escrita em textos de alunos de uma escola rural tocantinense. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 269–296, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201147.269-296. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/913. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Linguística e Ensino

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.