Verbetização em âmbito escolar: Gênero, Língua e Sexualidade
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202169.85-97Mots-clés :
Verbetização. Gênero. Língua Portuguesa. SexualidadeRésumé
O presente artigo discute sobre o ensino de língua portuguesa em ambiente escolar. No primeiro momento, partimos da pergunta “Como é que gênero e sexualidade se materializam na língua?”. No segundo momento, pensamos no uso do dicionário nas aulas de língua portuguesa e o processo de efeito de sentido que tal gesto produz. A fruição de sentido que as palavras podem ter aponta a questão de gênero e da sexualidade em determinadas condições de produção, como no âmbito da internet. Nesse processo, que é colocado em sala de aula, discutiremos sobre o conceito de verbetização (Moura, 2018) que se diferencia do processo de dicionarização. Essa relação entre verbetizar e dicionarizar demonstra como alguns sentidos são estabelecidos e outros ficam marginalizados e é dessa forma que entra a questão do gênero e da sexualidade, uma vez que alguns sentidos podem não ter uma maior propagação. O referencial teórico é da Análise de Discurso (Pêcheux e Orlandi) e da História da Ideias Linguísticas (Auroux e Nunes).