Discutindo sobre a formação de professores de Letras Português e Literaturas: da EaD para o Ensino Remoto e além
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.169-188Parole chiave:
Formação de professores. EaD. Letramento digitalAbstract
O ensino mediado por tecnologias não é um tema recente de discussão dos sistemas de ensino, mas se tornou central especialmente pelo contexto da pandemia ocasionada pelo coronavírus. Nesse cenário, professores de diferentes modalidades tiveram que adaptar suas práticas para uma realidade de ensino exclusivamente remoto. Diante dessa “nova” maneira de ensinar, reflexões sobre a formação de professores para a atuação no meio digital se mostram essenciais para que possam ser exploradas as potencialidades que esse meio oferece. Entendemos que precisamos de professores letrados digitalmente e por isso é tão importante a inclusão de disciplinas que versem sobre tal tema em cursos de licenciatura. Nesse sentido, este trabalho tem como base a disciplina Formação de professores para EaD dos Cursos de Letras Licenciatura da UFSM, cujo objetivo é empregar conceitos e princípios dessa modalidade de ensino na produção de material didático. Propomos olhar para uma das atividades produzidas em grupo: desenvolvimento de um curso no Moodle. Nosso objetivo é refletir sobre como os participantes criaram os produtos, a partir das tecnologias digitais, bem como verificar as fragilidades em relação ao uso dessas tecnologias. A metodologia, de natureza qualitativa, tem como instrumento de coleta de dados: i) percurso da disciplina; ii) questionário disponibilizado ao final da disciplina e iii) análise do produto desenvolvido pelos participantes. Os resultados apontam que a disciplina forneceu subsídios para a formação de professores e, em relação aos produtos desenvolvidos, percebemos a proposição de estratégias de ensino com o uso de tecnologias digitais para EaD. No entanto, ainda há lacunas referentes à elaboração de materiais de ensino tanto para a educação presencial quanto para a educação a distância.