A abordagem arqueogenealógica foucaultiana como suporte metodológico na pesquisa educacional
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p395-411Palavras-chave:
Metodologia, Arqueogenealogia, Educação, Epistemologia, DidáticaResumo
Com o objetivo de oferecer subsídios para as pesquisas educacionais embasadas pela arqueogenealogia procurou-se por meio da revisão de literatura e da produção acadêmica apresentar introdutoriamente alguns caminhos teórico-metodológicos. A partir da compreensão de arqueogenealogia como o resultado da miscigenação dos três momentos teóricos foucaultianos, analisou-se as pesquisas encontradas (duas dissertações e uma tese) que se utilizavam dessa abordagem. Conclui-se que a arqueogenealogia oferece um rico campo de problematizações e que, embora as pesquisas tenham peculiaridades interpretativas de cada autor, acabam seguindo um padrão evidenciado por: a) construção do arquivo, b) análise dos dispositivos operantes e c) hipercrítica que podem ou não concordar com as discursividades já postas em prática resultando em uma produção problematizadora que busca também, e principalmente, compreender quem é o sujeito produzido pela amálgama discursiva colocada em tela. O texto é um recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em relação a contribuição das práticas educativas dos educadores na educação especial em tempos de pandemia para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas-UFAM e que já conta com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas-CEP.
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