Um homem é um homem
a relação do teatro épico de Bertold Brecht com a produção de afetos na Educação Superior em Direito
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15928Palavras-chave:
Direito e literatura, Ensino jurídico, Corpo sem órgãosResumo
O presente trabalho pretende relacionar saberes artísticos e educacionais que são vistos cartesianamente em polos equidistantes. Direito, literatura, educação e teatro são estudados como linhas que se cruzam, se movimentam e criam novas maneiras de se relacionar nas salas de aula do ensino jurídico.
Downloads
Referências
AGUIAR E SILVA, Joana Maria Madeira de. Para uma teoria hermenêutica da justiça:
repercussões jusliterárias no eixo problemático das fontes e da interpretação jurídicas. 2008. 423 f. Tese (Doutorado em Ciências Jurídicas Gerais – Metodologia Jurídica) — Universidade do Minho, Braga, 2008.
BRECHT, Bertold. Diário de Trabalho, volume 1: 1938-1941. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BRECHT, Bertold. Um homem é um homem (1924-1925). In: BRECHT, Bertold. Teatro completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v.2.
CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e Literatura. In: FESTER, A. C. Ribeiro (org.). Direitos Humanos e... São Paulo: Brasiliense, 1989.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz; Publifolha, 2000.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. v. 4. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
GONZALEZ, José Calvo. ‘Sair ao outro’: afetividade e justiça em Mineirinho, de Clarice Lispector. Anamorphosis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2016. Disponível em: seer.rdl.org.br/index.php/anamps/article/download/220/pdf_1. Acesso em: 26 maio 2016.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht na Pós-Modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001.
RESENDE, Catarina. A escrita de um corpo sem órgãos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, p. 65-75, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/SscLsWpBKRyzRPQLZq3mMNQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 abril 2022.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
VARGAS, Vagner de Souza; BUSSOLETTI, Denise Marcos. Encontrando Brecht e Marx: um homem é um homem. O Teatro Transcende, Blumenau, v. 21, n. 1, p. 42-52, 2016.
WARAT, Luis Alberto. Introdução geral ao direito: o direito não estudado pela teoria jurídica moderna. Porto Alegre: Safe, 1997.
WARAT, Luis Alberto. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Boiteux, 2004.
YONEZAWA, Fernando Hiromi. Só a alegria produz conhecimento: corpo, afeto e aprendizagem ética na leitura deleuzeana de Spinoza. Educação: Teoria e Prática, v. 25, n. 48, p. 186-199, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7406. Acesso em: 15 janeiro 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).