Escola, didática e pobreza na realidade brasileira

Que aprendizagem? Que ensino? Que conteúdos? Que estratégias metodológicas? Entrevista com Marilza Suanno e José Carlos Libâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18224

Palavras-chave:

Escola, Didática, Pobreza

Resumo

A entrevista apresentada nesta publicação foi construída para a Conferência de Encerramento do III CIPAII - Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras; V RIEC - Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas e XII INCREA - Fórum Internacional de Innovación y Creatividad, eventos simultâneos realizados em Maceió, em 2024, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Maria Dolores Fortes Alves (UFAL). A organização do evento propôs uma dinâmica de encerramento dialogada e em formato de entrevista com o Prof. Dr. José Carlos Libâneo (PUC Goiás) e a Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG). O conversatório foi sobre:  Escola, didática e pobreza na realidade brasileira: que aprendizagem? que ensino? que conteúdos? que estratégias metodológicas? A mediação ficou a cargo da professora Dra. Abdizia Maria Alves Barros (UFAL).

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Biografia do Autor

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidad de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006), revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás FE/UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação/UFG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas FE/UFG http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT; c) Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI RIEC (UB/Espanha) e d) Pesquisas e Práticas de Aprendizagem Integradora e Inovadora PAII/UFAL. Membro do Núcleo de Formação de Professores FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Madrid/ES). E-mail: marilzasuanno@uol.com.br

José Carlos Libâneo, PUC Goiás

Graduado Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Filosofia da Educação (1984) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias e Processos educacionais. É membro do Conselho Editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba), Educativa (PUC Goiás), Espaço Pedagógico (UPF), Interface- Comunicação, Saúde e Educação (Unesp Botucatu), parecerista da Revista Brasileira de Educação e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: teoria da educação, teoria histórico-cultural, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, políticas públicas para a escola, organização e gestão da escola. Possui Bolsa de Produtividade do CNPq, Nível 2. É membro do GT Didática da ANPEd-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. É fundador e membro do Centro de Estudos sobre Didática e Práticas de Ensino (CEPEd), fundador e Secretário da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), membro da Comissão Organizador dos Encontros Estaduais de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE). 

Abdízia Maria Alves Barros, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1992), Possui Especialização em Educação Especial em Deficiência Mental pela Universidade Federal de Alagoas (1986), Possui Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Alagoas (1991) Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2003), Possui Doutorado em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2013). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Unidade Acadêmica Centro de Educação - CEDU. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Currículo, Atividades Curriculares de Extensão, Estágio Supervisionado 1 e 2, Educação de Jovens e Adultos, Saberes e Didática do Ensino da Educação de Jovens e Adultos, Formação Continuada, Planejamento, Avaliação e Gestão Educacional na Graduação e na Pós Graduação. Membro do Grupo de Pesquisa GP-PAII (Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras) -UFAL, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8345567266334868). coordenado pela professora Dra. Maria Dolores Fortes Alves. Membro do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas, coordenado pela professora Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno UFG, certificado pelo http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/780562776158569 - DGP/CNPq.Membro ativo do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos - FAEJA.Membro ativo do Fórum Estadual Permanente da Educação de Alagoas FEPEAL. Membro do Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal). Membro do Conselho Municipal de Educação de Maceió COMED Representando as instituições Públicas Formadoras de Professores Universidade Federal de alagoas UFAL. Presidenta da Câmara de Educação Básica do COMED.Atuou como Coordenadora Geral do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, de 2013 a 2016. Atuou como Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/MEC/UAB/UFAL/Polo Santana do Ipanema. Atuou como Coordenadora de Gestão Pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/MEC/UFAL. Campus A. C. Simões. Atuou como Orientadora do Programa de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq/UFAL.Atuou como Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa em Alfabetização NEPEAL/CEDU/UFAL Atuou como Coordenadora Nacional do Programa Nacional da Reforma Agrária PRONERA (Projeto de Educação e Capacitação de Jovens e Adultos nas Áreas da Reforma Agrária em Alagoas PROJERAL/CEDU/UFAL;Atuou como membro do Programa Xingó (Projeto de Educação de Jovens e Adultos em Municípios de Abrangência do Programa Xingó /CEDU/UFAL;Atuou como professora da Educação Básica;Atuou como Supervisora Educacional na Educação Básica;Atuou como Gestora Educacional na Educação Básica;Atuou como Dirigente Municipal de Educação;Atuou como Diretora Geral de Ensino SEMED/Maceió.Atuou como Conselheira Tutelar do Conselho da Criança e do Adolescente.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIBÂNEO, José Carlos; BARROS, Abdízia Maria Alves. Escola, didática e pobreza na realidade brasileira: Que aprendizagem? Que ensino? Que conteúdos? Que estratégias metodológicas? Entrevista com Marilza Suanno e José Carlos Libâneo. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18224, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18224. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18224. Acesso em: 5 fev. 2025.

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