CRIANÇA E PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP E UFMS DIZEM E SUA MOTIVAÇÃO PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n7p22Palavras-chave:
Representações Sociais, Educação Infantil, Formação de Professores.Resumo
Com base no aporte teórico da teoria das Representações Sociais de Moscovici e seus seguidores investigamos a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os futuros profissionais docentes têm e constroem sobre o professor, a criança e o trabalho pedagógico na Educação Infantil. O estudo, de caráter longitudinal acompanhará os estudantes no período compreendido entre os anos de 2009 e 2012, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos para obtenção dos dados. O tratamento dos dados se dará com auxílio de softwares estatísticos (Evoc e SPSS) e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Os dados parciais apontam que as RS sobre professor e criança dos estudantes das duas universidades não correspondem ainda à especificidade do trabalho de professor de crianças pequenas, nem à concepção de criança/infância considerados na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).