Da licenciatura em pedagogia à indução na docência: contribuições do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p289-311Palavras-chave:
Formação de Professores. PIBID. Início da Docência.Resumo
Relata-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender contribuições de um programa de iniciação à docência para a formação de professores no que tange ao modelo formativo proposto, bem como identificar aspectos deste para a superação das dificuldades no início da carreira. Para tanto, adotou-se uma análise comparativa das experiências de formação de duas professoras iniciantes, sendo uma egressa apenas da licenciatura em Pedagogia e a outra do PIBID, ambas da mesma instituição. Os dados foram coligidos a partir de entrevistas semiestruturadas com as docentes em atuação profissional no município de Naviraí, interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Da análise, conclui-se que a formação inicial parece cumprir um papel importante para o início da aprendizagem profissional e as ações do PIBID contribuíram para compreender a dinâmica do trabalho docente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).