Teaching music in Portugal and the artistic aptitude test
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p377-389Keywords:
Specialised Artistic Teaching of Music, Vocational Music Teaching, Artistic Aptitude TestAbstract
This reflection article discusses the teaching of music in Portugal, namely what happens in the Conservatories and Academies of Music, refers to the difficulties in which this type of education faces, the attempts to insert this area in the general education system and the problem of music evaluation. Its main objective is to assess the model of student evaluation, in force since the creation of the Lisbon Conservatory of Music, linked to Casa Pia, which has basically remained until today, and focuses on the change envisaged by Ordinance nº 243-B/2012 of 13 August, which introduces the concept evaluation for the development of a project and its presentation. It concludes that this evaluation model breaks with the concept of traditional evaluated based on exams.
Downloads
References
CABANAS, José Maria Quintana. Teoria da Educação – Concepção antinómica da educação. Porto: ASA, 2002. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3457
CUNHA, Catarina Nunes; ORVALHO, Luísa. O Trabalho de Projeto no Âmbito da Prova de Aptidão Profissional no Ensino Profissional de Música: O caso da ESPROARTE. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, nº 18, p. 134-164, 2018.
DEWEY, John. Experience and Education. New York: Collier Books, 1938.
FOLHADELA, Paula; VASCONCELOS, António Ângelo; PALMA, Eduardo. Ensino Especializado da Música Reflexões de Escolas e de Professores. Lisboa: ME – Departamento do Ensino Secundário, 1998.
FREITAS BRANCO, João de. História da Música Portuguesa. Lisboa: Europa-América, 1995.
GOMES, Carlos Alberto Faísca Fernandes. Contributos Para o Estudo do Ensino Especializado de Música em Portugal. Memória Final do CESE (Especialização em Direcção Pedagógica e Administração Escolar). Escola Superior de Educação, Instituto Jean Piaget, Almada, 2000.
LEONHARD, Charles; HOUSE, David. Foundationes and Principles in Music Education. New York: McGraw-Hill, 1972.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola Pública: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 1987.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand.
PORTUGAL. Decreto-Lei nº 310/83, de 1 de julho - Insere o ensino artístico nos moldes gerais de ensino em vigor através da reconversão dos Conservatórios de Música em Escolas Básicas e Secundárias, criando as respetivas Escolas Superiores de Música inseridas na estrutura de Ensino Superior Politécnico.
PORTUGAL. Despacho nº 76/SEAM/85, de 9 de outubro – Aprova os planos de estudos dos Cursos Básico e Complementar de Música em regime supletivo.
PORTUGAL. Portaria n.º 691/2009, de 25 de junho – Cria os Cursos Básicos de Dança, de Música e Canto Gregoriano e aprova os respetivos Planos de Estudos.
PORTUGAL. Portaria nº 243-B/2012, de 13 de agosto - Cria os cursos secundários de Dança, de Música e de Canto Gregoriano, aprova os respetivos planos de estudo, a ser ministrados nos estabelecimentos de ensino público e privados e estabelece o regime de organização e funcionamento, avaliação e certificação dos cursos mencionados.
PORTUGAL. Decreto -Lei n º 55/2018, de 6 de julho - Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
PORTUGAL. Portaria n.º 229-A/2018, de 14 de agosto - Procede à regulamentação dos cursos artísticos especializados de nível secundário de Dança, de Música, de Canto e de Canto Gregoriano, a que se refere a alínea c) do n º 4 do artigo 7 º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.
TOURINHO, Cristina; OLIVEIRA, Alda. Avaliação da Performance Musical.In: HENTSCHKE, L.; SOUZA, J. (Orgs.). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003. p. 13-28.
VASCONCELOS, António Ângelo. O Conservatório de Música: Professores, organização e políticas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002.
VIEIRA, Maria Helena. O Ensino da Música em Portugal no Início do Século XXI. Estudo sobre as Políticas de Ramificação Curricular. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança Especialidade Educação Musical). Instituto de Estudos Criança da Universidade do Minho, Braga, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).