O ensino da música em Portugal e a prova de aptidão artística

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p377-389

Mots-clés :

Ensino Artístico Especializado da Música, Ensino Vocacional da Música, Prova de Aptidão Artística.

Résumé

Este artigo de reflexão discorre sobre o ensino da música em Portugal, nomeadamente o que ocorre nos Conservatórios e Academias de Música, refere as dificuldades com que este tipo de ensino se debate, as tentativas de inserção desta área no sistema geral de ensino e a problemática da avaliação em música. Tem como principal objetivo fazer uma apreciação do modelo de avaliação dos alunos, vigente desde a criação do Conservatório de Música de Lisboa, ligado à Casa Pia, que se manteve basicamente até aos nossos dias, e centra-se na mudança perspectivada pela Portaria nº 243-B/2012, de 13 de agosto, que introduz o conceito de avaliação pelo desenvolvimento de um projeto e sua apresentação. Conclui que este modelo de avaliação faz rutura com a conceção de avaliação tradicional baseada em exames.

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António José Pacheco Pacheco Ribeiro, Instituto de Educação-Universidade do Minho

Departamento de Teoria da Educação e Educação Artísitica e Física

Références

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Publié-e

2022-04-27

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PACHECO RIBEIRO, António José Pacheco. O ensino da música em Portugal e a prova de aptidão artística. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 377–389, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p377-389. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12028. Acesso em: 21 nov. 2024.

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