Training and professionalization of early childhood education teachers
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp332-352Keywords:
Training, Professionalization, Teachers, Child educationAbstract
The main objective of this research was to investigate public educational policies and their dialogue with the training and professionalization of early childhood education teachers and was carried out with 11 (eleven) teachers from two Reference Centers in Early Childhood Education. (CREI) in the municipality of João Pessoa-PB. We start from the assumption that public educational policies for Brazilian childhood affect, in different degrees and levels, on the training and professionalization of early childhood education teachers and are not sufficient to guarantee the quality of the educational service provided to children. child from 0 (zero) to 6 (six) years. Based on this assumption, we ask: a) How have public policies for initial and continuing education impacted on the teacher professionalization of early childhood education teachers? b) How does teacher education influence the professionalization of teachers who work with children from 0 to 6 years old? For the production of data, a semi-structured interview was used and the results were submitted to Categorical Analysis. The main found point to a persistent disconnect between teacher training policies and the real needs of professionals working in early childhood education, especially with regard to: theoretical and practical training, operational requirements of the profession, indispensable appreciation salary and working conditions.
Downloads
References
ARROYO, Gonzales Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de estudantes e mestres. Petrópolis: Vozes, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>.Acesso em: 10 jan. 2010.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2016.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, 29 jan. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm>. Acesso em: 10 jan. 2014.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 20 out.2015
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, Brasília, 25 jun. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 11 jul. 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 jul. 2015.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº: 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, 9 maio 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17625-parecer-cne-cp-2-2015-aprovado-9-junho-2015&category_slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 23 nov. 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019- pdf/135951-rcp002-19/file . Acessado em: 25 de agosto de 2020.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf Acessado em: 25 de agosto de 2020.
BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 17 dev. 2009. Disponível em: <http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf>.Acesso em: 10 jan. 2010.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 22/2019, de 7 de novembro de 2019 . Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNCFormação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=133001- pcp022-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 . Acessado em: 25 de agosto de 2020.
BRZEZINSKI, Iria. A formação de professores(as) no Brasil: avanços e retrocessos. In: ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) (ENFOPE), 7., / FÓRUM DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL (FOPIE), 8., 2014, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: UNIT, 2014. Disponível em: <http://ww3.unit.br/7enfope/files/2014/06/7o-ENFOPE-8o-FOPIE.Aracaju-Iria-Brzezinski.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2015.
CÔCO, Valdete; GALDINO, Luciana; VIEIRA, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira. Trajetórias de Formação: perspectivas para a docência na Educação Infantil. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.10, n.2, p. 272-289, mai./ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/viewFile/rec.v10i2.35502/18296>. Acesso em: 20 jan. 2019.
DIAS, Adelaide Alves; PEQUENO, Maria Gorete Cavalcante. Formação docente e currículo: possíveis encontros entre educação infantil e educação ambiental. Espaço do Currículo, v. 5, n. 1, p. 197-206, jun./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/14056/7990>. Acesso em: 15 jun. de 2018.
DOURADO, Luiz Fernandes. Valorização dos profissionais da educação: Desafios para garantir conquistas da democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.10, n.18, p.37-56, jan./jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 26. Set. 2017.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores(as): a prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 (esp.), p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100>. Acesso em: 21 de out. 2018.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores(as) no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 21 jul. 2018.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação inicial de professores(as) para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.
GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação: Série educação infantil).
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Pedagogia e a formação de professores(as) de educação infantil. Pro-Posições, v. 16, n. 3 (48), set./dez. 2005. Disponível em <http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/proposicoes/textos/48_artigos_kishimototm.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2015
KRAMER, Sônia. Formação de profissionais de educação infantil: questões e tensões. In: MACHADO, M. L. de A. (Org.). Encontros e desencontro em educação infantil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma. Garrido. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 63-97, jan./abr. 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educ. Soc., Campinas, v. 20 n. 68, dez. 1999. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S010173301999000300013>. Acesso em: 20 dez. 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. (Org.) Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2015.
MACEDO, Elizabeth. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: AGUIAR, Márcia Ângela da Siva; DOURADO, Luiz Fernandes. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018, p.28-33.
NÓVOA, Antônio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 109-139, 2005.
NÓVOA, Antônio. A importância de rever a formação dos professores(as). Revista Educação, n. 154, fev. 2010. Disponível em: < http://www.inclusive.org.br/?p=13881>. Acesso em: 15 jun. 2015.
NÓVOA, Antônio. Professores(as): imagens do futuro presente. Lisboa, Pt: Educa, 2010.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Currículo na educação infantil: dos conceitos teóricos à prática pedagógica. In: SANTOS, Marlene Oliveira dos; RIBEIRO, Maria Izabel Souza (Orgs.). Educação infantil: os desafios estão postos e o que estamos fazendo? Salvador: Sooffset, 2014.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Formação e profissionalização de professores(as) da educação infantil. Revista acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v. 2, n. 2, 2012. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/102/86>. Acesso em: 24 fev. 2018.
OLIVEIRA‐FORMOSINHO, Júlia. (Coord.). Educação pré-escolar: a construção social da moralidade. Lisboa: Texto Editora, 1998.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A supervisão pedagógica da formação inicial de professores no âmbito de uma comunidade de prática. Infância e Educação: Investigação e Práticas, Lisboa, n. 4, p. 42-68, set. 2002.
Associação Criança: um contexto de formação em contexto.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. FORMOSINHO, João. Associação Criança: um contexto de formação em contexto.: Livraria do Minho, Braga, 2001
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido. A pesquisa em didática (1996 – 1999). In: CANDAU, Vera Maria et al. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de janeiro. DP&A Editora. 2000.
RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. (Coleção Diálogos Intempestivos, 80).
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).