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Socioanalysis as a tool for teacher graduation

Authors

  • Maria Amália de Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Juliana Batista dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Priscila de Oliveira Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p134-151

Keywords:

Sociology of education, Higher education, Graduating teachers, Relations to Knowledge

Abstract

This article aims to turn our eyes to young university students who managed to overcome the countless barriers that hinder a trajectory of upward social mobility. For those who manage to reach the University, they experience a feeling that they do not belong to the place, in addition to experiencing countless difficulties in appropriating the new codes required by the institution. In the subject sociology of education, offered for initial teachers training, we worked with the self-socioanalysis approach, consisting of writing an affiliation jornal, which is taken as capable of restoring the narrative capacity of young students, achieving their relationchip with knowledge. This tool has proved to be able to lead them to reflect on their biographical situation and train them as teachers.

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Author Biographies

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola, do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares e do LapenSI - Laboratório de Experiências em Formação e Narrativas de Si. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Docência (Profissional) e Conhecimento e Inclusão social (Acadêmico), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de Sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre- FaE UFMG) para o biênio 2021-2023.

Juliana Batista dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche na Universidade do Porto (2014). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Observatório da Juventude da UFMG (http://observatoriodajuventude.ufmg.br). Atua nas áreas da Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, com ênfase nos temas: processos de socialização e individuação contemporâneos, culturas juvenis, territórios urbanos, cibercultura. 

Priscila de Oliveira Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora adjunta de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também atua como pesquisadora do observatório família-escola (OSFE/UFMG) e do Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si (LAPENSI). Possui doutorado em sociologia (2015) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e estágio doutoral no Centre Max Weber, vinculado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e à École Normale Supérieure de Lyon (ENS- Lyon). É mestre em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em Direito pela mesma instituição.

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Published

2022-08-31

How to Cite

CUNHA, Maria Amália de Almeida; REIS, Juliana Batista dos; COUTINHO, Priscila de Oliveira. Register to know how to be: Socioanalysis as a tool for teacher graduation . Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 134–151, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p134-151. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13724. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

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