O RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR E A PRÁTICA DOCENTE

Authors

  • Nadiele Elias Faria Tuono
  • Marta Rosani Taras Vaz Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p204

Keywords:

Racismo, Escola, Prática Docente

Abstract

Este artigo analisa a presença do racismo no contexto escolar, tendo em vista a mediação da prática docente. A partir de um estudo teórico, buscou-se problematizar como a escola e os professores podem contribuir, por meio da prática docente, para a afirmação da cultura afrodescendente no Brasil. Com base nos autores que já discorreram sobre o tema, compreendemos que o preconceito racial está presente nos espaços escolares, permeando discursos e práticas de alunos e professores, no sentido da naturalização das injustiças sociais. Consideramos que, apesar dos limites, os docentes podem lançar mão de práticas pedagógicas voltadas a superação do racismo, como a análise crítica de materiais didáticos e de discursos, bem como a reflexão interdisciplinar sobre a diversidade cultural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nadiele Elias Faria Tuono

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Arapoti, professora da rede municipal de Educação de Castro- PR.

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Doutoranda em Educação, na Linha de História e Políticas Educacionais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Published

2017-08-30

How to Cite

ELIAS FARIA TUONO, Nadiele; TARAS VAZ, Marta Rosani. O RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR E A PRÁTICA DOCENTE. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 204, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p204. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3151. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.