BIOPOLÍTICA E BIOSSOCIABILIDADE NA ESCOLA: O PROGRAMA SAÚDE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n12p129Keywords:
saúde, corpo, disciplina.Abstract
Este texto tem como objetivo lançar um olhar reflexivo e crítico a respeito do Programa Saúde Escolar, aplicado em escolas da rede pública de ensino de Florianópolis a partir da proposta do MEC de promoção da saúde na escola, analisando seus discursos, práticas, tecnologias de governo sobre os corpos, moral e comportamento dos alunos. O ensino da higiene nas escolas, contribui historicamente para a produção de dispositivos de atenção ao cuidado com o asseio, modo de viver, comportar-se e na produção do sujeito saudável e aceitável na sociedade. Tornando-se,portanto, um dispositivo pedagógico da pedagogia da medicalização, que é legitimado através da presença dos médicos na escola que visam a internalização de hábitos de higiene ou no diagnóstico de alunos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).