As relações de gênero no processo de formação de professores/as de Educação Física: o caso da EEFD/UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p114-137Keywords:
Educação Física. Relações de gênero. Corpo. Formação de professores.Abstract
Objetivamos problematizar e analisar as relações de gênero no processo de formação de professores/as de Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo e etnográfico, utilizando a técnica de observação com um roteiro semiestruturado como instrumento de coleta de dados que, posteriormente, foi transcrita em diários de bordo para categorização e análise. Identificamos eventos categóricos diretamente influentes ao conjunto em questão, onde a heteronormatividade cravou preceitos de inteligibilidade entre sexo/gênero/corpo, contornando os homens de maiores possibilidades, reconhecimento e vivências, e diminuindo essas mesmas ordenações ao grupo de mulheres, colaborando para uma formação díspar entre professores de Educação Física.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).