Escribir para saber cómo ser

auto-socioanálisis como herramienta para la formación docente

Autores/as

  • Maria Amália de Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Juliana Batista dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Priscila de Oliveira Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p134-151

Palabras clave:

Sociología de la educación, Enseñanza superior, Formación de professores, Relación con el saber

Resumen

El artículo reflexiona sobre estudiantes universitarias que lograron romper numerosas barreras que dificultan una trayectoria de movilidad social ascendente pero que, al llegar a la Universidad, experimentan un sentimiento de no pertenencia, además de experimentar dificultades para apropiarse de los códigos exigidos por la institución. En la disciplina sociología de la educación, ofrecida para la formación inicial de docentes, trabajamos con el auto-socioanálisis, consistente en la redacción de un diario de afiliación. Se toma el diario como un objeto heurístico capaz de restaurar la capacidad narrativa de las jóvenes estudiantes y lograr su relación con el saber. Esta herramienta resultó ser un poderoso instrumento para las jóvenes, capaz de llevarlas a reflexionar sobre su situación biográfica y de formarlas como maestras.

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Biografía del autor/a

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola, do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares e do LapenSI - Laboratório de Experiências em Formação e Narrativas de Si. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Docência (Profissional) e Conhecimento e Inclusão social (Acadêmico), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de Sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre- FaE UFMG) para o biênio 2021-2023.

Juliana Batista dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche na Universidade do Porto (2014). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Observatório da Juventude da UFMG (http://observatoriodajuventude.ufmg.br). Atua nas áreas da Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, com ênfase nos temas: processos de socialização e individuação contemporâneos, culturas juvenis, territórios urbanos, cibercultura. 

Priscila de Oliveira Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora adjunta de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também atua como pesquisadora do observatório família-escola (OSFE/UFMG) e do Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si (LAPENSI). Possui doutorado em sociologia (2015) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e estágio doutoral no Centre Max Weber, vinculado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e à École Normale Supérieure de Lyon (ENS- Lyon). É mestre em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em Direito pela mesma instituição.

Citas

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Publicado

2022-08-31

Cómo citar

CUNHA, Maria Amália de Almeida; REIS, Juliana Batista dos; COUTINHO, Priscila de Oliveira. Escribir para saber cómo ser: auto-socioanálisis como herramienta para la formación docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 134–151, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p134-151. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13724. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

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